ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Edital para transporte de gás natural será divulgado até o final de julho

A chamada pública será aberta devido ao vencimento do contrato de transporte de gás entre a TBG.

Adriano Fernandes | 09/07/2019 23:13
Reunião desta terça-feira (09) entre os representantes da TBG e MSGás. (Foto: Edemir Rodrigues)
Reunião desta terça-feira (09) entre os representantes da TBG e MSGás. (Foto: Edemir Rodrigues)

Um edital para contratação dos serviços de transporte de gás natural da Bolívia, deve ser publicado até o dia 30 de julho. A chamada pública será aberta devido ao vencimento do contrato de transporte de gás entre a TBG (Transportadora Brasileira Gasoduto Brasil-Bolívia) e a Petrobras em dezembro deste ano. 

Nesta terça-feira (10) o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a Petrobras assinaram um Termo de Compromisso pondo fim ao monopólio da empresa do governo nos negócios envolvendo o insumo no País. 

Hoje o presidente da TBG, Ivan de Sá Pereira Júnior também esteve em Campo Grande para apresentar a MSGás (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul), detalhes do processo. A companhia é uma impornte distribuidora em potencial do combustível pelo gasoduto, que tem capacidade de transportar 18 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.

Para o diretor-presidente da MSGÁS, Rudel Trindade, a chamada pública é benéfica para o Estado devido a sua posição estratégica no cenário nacional. “Novas empresas vão transportar o gás vindo da Bolívia. Com outras empresas ofertando para as companhias o serviço de transporte vamos ter competição de valores. Então essa nova estrutura só tem a favorecer o mercado”, pontuou.

Segundo a TBG, o regime estimula a contratação de transporte de acordo com o propósito de negócio de cada agente, oferecendo maior flexibilidade para as transações comerciais da molécula.

Também permite que o serviço deixe de ser negociado por trajetos pré-definidos desde a origem até o destino, possibilitando aos demandantes (distribuidores ou consumidores livres de gás) contratar apenas a capacidade de saída, e aos supridores (produtores e/ou comercializadores de gás), apenas a capacidade de entrada.

“Esse é um processo inovador para o mercado brasileiro. É um primeiro passo concreto que está sendo dado para mudar o mercado de gás no Brasil, no sentido de torná-lo mais competitivo”, afirmou o diretor-presidente da TBG, Ivan de Sá.

Nos siga no Google Notícias