A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

24/10/2010 07:46

Empresário de MS cria avião a diesel

Jorge Almoas

O sonho de Ícaro era voar até o Sol, mas a cera das asas construídas pelo personagem da mitologia grega derreteu com o calor do Astro Rei, despencando o sonhador do seu intento. Bem mais modesto, o empresário de Campo Grande Luis Fernando França da Nova, já vivencia o sonho de estar nas nuvens, e em um projeto bem mais econômico.

Luis Fernando acredita que seu projeto pode ajudar no desenvolvimento de novos protótipos (Foto: João Garrigó)Luis Fernando acredita que seu projeto pode ajudar no desenvolvimento de novos protótipos (Foto: João Garrigó)

Luis Fernando França da Nova, empresário do ramo de máquinas e gasodutos, de 51 anos, já pilota aviões há mais de 20 anos. Ele idealizou e construiu o primeiro avião tripulado com motor a diesel, uma fórmula de baratear os custos dos voos.

"Pensei em criar o avião com motor automotivo movido a diesel por conta do custo do combustível, da manutenção e da durabilidade. O projeto tem quatro anos e ainda não está finalizado. Mas já avançamos muito", explica Luis Fernando.

O projeto do empresário possui espaço para dois passageiros e carrega até 100 quilos de carga. A economia com o motor a diesel chega a 75%. "A gasolina de aviação custa em média R$ 4,00, enquanto o diesel vale R$ 2,00. além disso, o motor consome 17 litros por hora de voo, enquanto para utilizar a gasolina são necessários 25 litros por hora.

"Fiz voos experimentais para Cuiabá e Ponta Porã com resultados interessantes. Muitos pecuaristas deixaram de usar aviões para chegar até sua propriedade", diz o empresário.

“Tem quem diga que um avião é uma onça, pois 'come' um bezerro para ida e outro na volta”, diz Luis Fernando“Tem quem diga que um avião é uma onça, pois 'come' um bezerro para ida e outro na volta”, diz Luis Fernando

Luis Fernando usa o nome de uma figura pantaneira para ilustrar o custo de voo. "Tem quem diga que um avião é uma onça, pois 'come' um bezerro para ida e outro na volta", esclarece, citando o valor de um bovino em combustível.

O motor a diesel ainda tem custo de manutenção menor e as peças são as mesmas utilizadas em automóveis. "Estou nas nuvens, mas sei que meu bolso não está indo pro espaço", diverte-se Luis Fernando.

O avião, do modelo experimental, tem até o momento 300 horas de voo. Para ser considerado plenamente testado, são necessárias 1.000 horas no ar.

A paixão de Luis Fernando pela aviação começou quando passava pela BR-163, na saída para São Paulo. "Um dia vi um pequeno avião no céu e pensei que também poderia voar. Passei a frequentar o aeroporto e fui aprendendo".

Seu primeiro avião foi comprado em 1984, um ultraleve semelhante ao modelo usado pelo pai da aviação, Santos Dumont. Hoje, Luis Fernando tem mais de quatro aeronaves.

 Empresário de MS cria avião a diesel
Os limites do “desculpe, seu score está baixo”
Imagine a seguinte situação. Você está navegando em uma grande loja de comércio eletrônico e escolhe um novo celular para compra. Na hora do pagament...
Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...
Consumidor terá 30 dias para contratar serviço de esgoto antes de ser multado
Será apresentado às 9h de segunda-feira (18) um termo de parceria entre o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions