A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

20/10/2010 18:33

Endividamento de famílias da Capital caiu de 66 para 60%

Redação

O endividamento das famílias campo-grandenses diminuiu no mês de outubro em relação a setembro, de acordo com a pesquisa de Endividamento e Inadimplência do consumidor da CNC (Confederação Nacional do Comércio). O número caiu de 66% para 60% e o resultado é animador para o comércio, que prevê boas perspectivas para os negócios de fim de ano.

De acordo Edison Araújo, presidente da Fecomércio/MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul), as pessoas estão mais interessadas em saldar suas dívidas, liberando espaço no orçamento para comprometer com as compras, viagens e festas.

O número de famílias endividadas caiu de 163.201 a 149.002. As que estão com dívidas e contas em atraso diminuíram de 91.215 a 82.174, que corresponde recuo de 37% a 33% e, por fim, o total de famílias sem condições de pagar as dívidas caiu de 22.680 a 17.821, ou seja, o índice diminuiu de 9% a 7%.

Ainda segundo Edison Araújo, os números também são positivos para a concessão de crédito, afinal, na Capital a liberação alta de crédito e os números mostram que a inadimplência tende a baixar.

Questionadas sobre o tipo de dívida, 57,5% dos consumidores entrevistados disseram estar comprometidos com o cartão de crédito; outros 35,9% com carnês; 11,3% com crédito pessoal; 6,3% com financiamento de carro; 3,3% com cheque especial, índice este igual ao dos que têm financiamentos de casa para pagar.

Em relação ao tempo de comprometimento da dívida, 30,56% disseram que é de até 3 meses, mas 28,2% afirmaram que estarão comprometidos por mais de um ano. Além do tempo longo, o nível de comprometimento é alto, 43,9%das famílias comprometem de 11% a 50% da renda com as dívidas mensais como cheque pré-datado, cartões de crédito, fiados, carnês de lojas, empréstimos pessoal, compra de imóvel e prestação de carro e seguro. (Com informações da assessoria).

Idec alerta para tentativa de fraudes após acordo sobre planos econômicos
Pouco mais de 48 horas depois de oficializada a assinatura do acordo entre a Advocacia-Geral da União (AGU), representantes de bancos e associações d...
Dólar fecha no maior valor em 5 meses após adiamento da reforma da Previdência
Em um dia de tensões no mercado de câmbio, o dólar fechou no maior valor em quase seis meses. O dólar comercial encerrou esta quinta-feira (14) vendi...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions