ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Falta de chuva provoca perdas de até 50% na produção de soja em MS

Segundo Aprosoja, na média geral, quebra pode chegar a 10%; municípios do sul do Estado são os mais afetados

Silvia Frias | 27/12/2018 11:21
Com a falta de chuva, grão perde potencial de crescimento (Foto: Aprosoja/Divulgação)
Com a falta de chuva, grão perde potencial de crescimento (Foto: Aprosoja/Divulgação)

A escassez de chuva em regiões de Mato Grosso do Sul deve ser responsável pela quebra de 8% a 10% na safra de soja do biênio 2018/2019, anteriormente prevista em 10 milhões de toneladas. Em alguns municípios, principalmente na região sul do Estado, as perdas chegaram a 50% da produção estimada.

Os dados estão sendo atualizados pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS). O presidente da entidade, Juliano Schmaedecke, disse que choveu em regiões muito próximas de onde se registra escassez há semanas. “Em Maracaju não chove há 34 dias e, a uma distância de 15 quilômetros, está tudo bem”, citando como exemplo Nova Alvorada, Dourados e Ponta Porã.

Com a quebra de até 10%, a safra estimada para o biênio pode ficar de 9 a 9,2 milhões de toneladas, já que a expectativa era de produção de soja de 10 milhões de toneladas.
Esse resultado está abaixo do alcançado na safra passada, que foi de 9,3 milhões de toneladas do grão. Schmaedecke disse que ainda há expectativa de fechar a estimativa em 9,5 milhões de toneladas até o fim do ano, já que a previsão de chuva ainda pode salvar a produção em algumas áreas.

Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a estimativa nacional é de colheita de 120,1 milhões de toneladas de soja, recorde que representa acréscimo de 0,7% em relação ao ciclo 2017/2018.

Sul do Estado foi região com maior índice de perda (Foto: Divulgação/Aprosoja)
Sul do Estado foi região com maior índice de perda (Foto: Divulgação/Aprosoja)
Nos siga no Google Notícias