ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Governo do Estado anuncia redução do ICMS do frete

Na avaliação do Executivo, mudança torna a base de cálculo mais condizente com a realidade do mercado

Gabriel Neris | 26/10/2021 12:10
Governador Reinaldo Azambuja, à direita, assina decreto que reduz ICMS. (Foto: Saul Schramm)
Governador Reinaldo Azambuja, à direita, assina decreto que reduz ICMS. (Foto: Saul Schramm)

O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou a redução da carga tributária do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o transporte para produtos não agropecuários para outros estados.

O decreto foi assinado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e também pelo titular da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck.

Segundo Verruck, a mudança representará uma redução considerável no valor pago. “A tabela atual penalizava fortemente todos estes produtos industrializados, como o etanol. Pelas regras atuais, o transporte de 46,41 toneladas desse combustível de Sonora para Guarulhos (SP) implicaria em uma conta de R$ 2.048 de ICMS a pagar. Com a nova tabela, esse valor será reduzido para R$ 1.357,27, uma redução de 33,72%. Isso dá competitividade para a economia, para a cadeia produtiva”, diz o secretário.

Na avaliação do governo, a mudança torna a base de cálculo mais condizente com a realidade do mercado.

O governador Reinaldo Azambuja afirma que com a atualização da tabela, a pauta relativa à base de cálculo do ICMS terá reflexo nos preços de mercado. “O decreto é resultado da discussão com empresários e com o Fisco e com o Desenvolvimento. A conta estava muito cara para quem faz o transporte. O ICMS sobre o transporte estava onerando a competitividade de Mato Grosso do Sul. O que a gente fez aqui? Nada mais do que voltar a parâmetros mais normais, de regras mais claras e diminuindo os custos”, explica.

A previsão do governo é de que a nova tabela seja publicada na edição de quarta-feira (27) no Diário Oficial do Estado.

Nos siga no Google Notícias