ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Governo federal anuncia campanha para divulgar carne brasileira

Vinicius Doria, da Agência Brasil | 13/12/2010 16:35

Ação dará prioridade aos países "que exageram nas exigências"

O governo vai promover uma campanha no exterior para divulgar informações sobre as condições fitossanitárias e a qualidade dos produtos do agronegócio brasileiro. A informação foi dada pelo ministro da Agricultura, Wagner Rossi. A campanha dará prioridade aos países "que exageram nas exigências" para importar carne brasileira, disse Rossi. Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já autorizou a iniciativa.

Para o ministro, o Brasil já reúne condições para ser considerado área livre da febre aftosa com vacinação em todo o país, pois, há mais de seis anos, não são registradas ocorrências da doença. Rossi admite que o Brasil terá mais facilidade para receber esse reconhecimento internacional quando a situação sanitária dos países vizinhos for mais confiável. Por isso, o governo brasileiro tem interesse em apoiar a Bolívia, a Venezuela e até o Equador, que não faz fronteira com o Brasil, no combate à aftosa.

O ministro relatou que autoridades estrangeiras que cuidam de comércio exterior e saúde pública "não estão suficientemente informadas sobre a regularidade que existe no Brasil, não só quanto às condições fitossanitárias, mas também sobre a questão agrária do uso da terra para a pecuária ou produção agrícola".

De acordo com o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina, Antenor Nogueira, a União Europeia (UE) só quer comprar carne bovina brasileira de gado identificado pelo sistema de rastreamento que seja da mesma fazenda, desde o nascimento até o abate. Ele considera essa exigência uma "discriminação" da UE com o produto brasileiro, pois "outros importadores não fazem a mesma exigência".

Nos siga no Google Notícias