ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Governo planeja reduzir alíquota do ICMS sobre diesel por seis meses

Priscilla Peres e Lidiane Kober | 18/05/2015 16:17
De acordo com Reinaldo, que é recebido por Waldir Neves, o objetivo é ver se a mudança não afetará a economia do Estado. (Foto: Fernando Antunes)
De acordo com Reinaldo, que é recebido por Waldir Neves, o objetivo é ver se a mudança não afetará a economia do Estado. (Foto: Fernando Antunes)

A redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do diesel para 12% em Mato Grosso do Sul, deve entrar em vigor como forma de teste, com duração de apenas seis meses. Segundo o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) o objetivo é ver se a proposta não trará ônus para o estado.

Durante evento público hoje, Reinaldo disse que o projeto que reduz a alíquota dos atuais 17% para 12%, atendendo reivindicação do setor, será encaminhado para votação na Assembleia Legislativa em junho. Porém, com o período de duração de seis meses.

"Se nestes seis meses não tiver aumento de consumo, pode voltar o patamar de 17%, a partir do ano que vem", disse o governador. Acontece que estudos foram realizados pelo Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis), para saber se a redução é economicamente viável para o Estado.

A partir da redução da alíquota, o diesel ficará mais barato no Estado, porém o governo estará deixando de arrecadar. Para que a mudança não tenha impacto significativo nas finanças, é necessário que aumente o consumo. Se isso não ocorrer, o percentual de imposto volta aos 17%.

No início deste ano, Reinaldo enfrentou reivindicações e protestos do setor de transporte, que pede a redução da alíquota para a continuidade dos trabalhos. Eles alegam que o estado perde competitividade ao manter a cobrança de 17%, frente aos vizinhos.

Nos siga no Google Notícias