ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 17º

Economia

Governo prorroga prazo para cadastro de plantio de soja em MS

Foi estendido o prazo para o registro do plantio que antes teria o seu término no dia 10 de janeiro

Leonardo Rocha | 24/12/2019 15:56
Plantação de soja em MS (Foto: Divulgação/Semagro)
Plantação de soja em MS (Foto: Divulgação/Semagro)

O governo estadual prorrogou de forma excepcional o prazo para cadastro de todo e qualquer área de plantio de soja, na safra 2019/2020, em Mato Grosso do Sul. Agora o registro poderá ser feito até 31 de janeiro do ano que vem, na Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

O prazo anterior foi aberto no dia 1º de setembro, e seguiria até o dia 10 de janeiro de 2020. Segundo o governo, entre os motivos para mudança de data está a importância econômica da produção de soja no Estado, assim como as condições climáticas adversas, que resultaram no atraso do plantio da safra de 2019/2020.

Na resolução conjunta entre Iagro e Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), ainda leva em consideração para esta mudança (prazo) está o Zoneamento Agrícola de Risco Climático, que foi publicado pelo Ministério da Agricultura, que para o Estado prevê o plantio da soja no período entre 16 de setembro a 31 de dezembro.

O governo destaca que o cadastro de áreas de cultivos de soja é uma das medidas para defesa e controle da ferrugem asiática, que pode trazer prejuízos a produção. A nova resolução entrou em vigor ontem (23), após publicação no Diário Oficial do Estado, sendo assinado pelo secretário estadual de Desenvolvimento e Produção, Jaime Verruck.

Nos siga no Google Notícias