ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Indústria de MS prevê estagnação dos empregos nos próximos 6 meses

Osvaldo Júnior | 28/09/2017 15:40
Emprego na indústria ensaia recuperação em MS (Foto: Divulgação/Fiems)
Emprego na indústria ensaia recuperação em MS (Foto: Divulgação/Fiems)

O emprego nas indústrias de Mato Grosso do Sul deve se manter estável nos próximos seis meses, conforme projetam sete de cada dez empresários do setor. A expectativa é otimista, considerando o desaquecimento do mercado de trabalho industrial nos últimos anos. O dado faz parte da Sondagem Industrial, divulgada pela Fiems nesta quinta-feira (28).

Em variação de zero a cem pontos (quando marca 50, o índice representa estabilidade; acima disso, é aumento; abaixo, queda), o índice relativo à expectativa de contratações nos próximos seis marcou 51,8 pontos. Em números relativos, 71,8% das empresas planejam manter o quadro de funcionários estável.

Ainda com relação à projeção de admissão de trabalhadores, 16,7% das indústrias do Estado acreditam que aumentarão o número de funcionários nos seis meses seguintes. A parcela que prevê queda nas contratações corresponde a 9%.

O início de reação já é perceptível nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). No acumulado deste ano (janeiro a agosto), o saldo contabilizado pela indústria foi de 722 novos empregos. No mesmo período do ano passado, foi de -620 postos de trabalho.

Produção e demanda – A sondagem mostra, ainda, que a produção das indústrias avançou em agosto com o índice de evolução da produção industrial marcando 57,5 pontos, elevação de 7 pontos em relação a julho.

O resultado mostra que, pela segunda vez seguida, o número de empresas com produção estável ou crescente aumentou na passagem de um mês para o outro.

Em setembro, 35,9% das empresas responderam que esperam aumento na demanda por seus produtos nos próximos seis meses, enquanto para o mesmo período 9% preveem queda.

Nos siga no Google Notícias