A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 20 de Janeiro de 2018

25/05/2010 07:30

Indústria responde por 20% dos empregos formais em MS

Redação

O setor industrial é responsável por 20% dos empregos formais existentes em Mato Grosso do Sul. Fechou o mês de abril com estoque total de 106,1 mil empregos, segundo informações do Radar Industrial da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul).

Só em abril foram gerados 1.778 novos empregos na indústria da transformação e 4.577 no ano. O setor é composto pelas indústrias de transformação, de extrativismo mineral, de construção civil e de serviços de utilidade pública. Considerando o setor como um todo, são 2.079 novas vagas somente no mês passado.

De acordo com O Radar, a série histórica aponta que nos meses de julho e agosto o mercado tende a se acomodar, voltando a elevar as contratações nos meses de setembro a novembro;

Em Mato Grosso do Sul, o Índice de Evolução do Emprego Formal nas atividades industriais amplia ainda mais a sua evolução acumulada. Para se ter idéia, o índice no segmento industrial, na posição verificada em abril, foi de 155,4 pontos, indicando um crescimento de 55% sobre o estoque do ano base (2005). Na mesma comparação, o setor de Serviços apresentou um índice de 132,1 pontos e crescimento de 32%, o Comércio com 121,4 pontos (+21%), a Agropecuária com 117,5 pontos (+18%) e Administração Pública com 108,0 pontos (+8%).

Ou seja, o índice verificado na Indústria apresenta um ritmo de expansão superior ao dos Serviços, Comércio, Agropecuária e Administração Pública em 18%, 28%, 32% e 44%, respectivamente. Em relação à igual mês do ano anterior, o índice de evolução do emprego formal na Indústria, Serviços, Comércio e Agropecuária elevou-se em 5,2%, 4,7%, 5,4% e 3,1%, respectivamente. Já a Administração Pública não apresentou alteração em seu índice.

Quando a comparação se dá com o mês imediatamente anterior os setores da Indústria e Agropecuária apresentaram as maiores evoluções em seus índices, com expansão de 2,0% e 1,6%, respectivamente. No caso do emprego formal total em Mato Grosso do Sul, o índice de evolução alcançou, em abril, a marca 125,2 pontos. Indicando, deste modo, um crescimento de 25% sobre o estoque do ano base (2005). Em relação à igual mês do ano anterior, o índice total para o Estado apresentou um crescimento de 3,6%. Já quando a comparação se dá com o mês imediatamente anterior constata-se uma ligeira evolução, equivalente a 0,9%.

Ao ano base é atribuído um valor igual a 100 para o índice, assim, a partir dele as variações são apresentadas em pontos, indicando a evolução ocorrida.

Temer assina projeto de lei com regras para privatização da Eletrobras
O governo vai enviar ao Congresso Nacional o projeto de lei (PL) que propõe a privatização da Eletrobras. O texto foi assinado hoje (19) pelo preside...
Bolsa volta a bater recorde e dólar fecha no menor valor em três meses
Em um dia de euforia no mercado financeiro, a bolsa voltou a bater recorde, e a moeda norte-americana fechou no menor valor em três meses. O Índice I...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions