ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Microempreendedores têm até amanhã para entregar declaração anual

Este ano, data final para o procedimento foi prorrogada pela Receita Federal para 30 de junho

Karine Alencar | 29/06/2022 15:32
Microeempreendedor preenchendo requisitos para declaração anual simplificada (Foto: Arquivo)
Microeempreendedor preenchendo requisitos para declaração anual simplificada (Foto: Arquivo)

Encerra amanhã, quinta-feira (30), o prazo para microempreendedores individuais entregarem a DANS (Declaração Anual do Simples Nacional) referente ao ano de 2021. A prestação de contas é obrigatória para todos que estiveram ativos durante o ano passado, mesmo quem não tenha realizado nenhuma movimentação, e pode ser feita gratuitamente na Capital.

O período para a entrega se iniciou em janeiro e termina no último dia do mês de maio de cada ano. Em 2022, excepcionalmente, a data final para o procedimento foi prorrogada pela Receita Federal para (3)0 de junho.

Na declaração, o empreendedor precisa informar o faturamento bruto obtido no calendário anterior e se possuía ou não empregado. Mesmo quem não obteve faturamento precisa declarar. Para o caso de empresários que abriram o MEI neste ano, somente em 2023 deverá entregar a declaração relativa a 2022.

Quem não conseguir fazer a declaração no prazo poderá ter de pagar multa de 2% por mês de atraso, limitada a 20%, sobre o valor total dos tributos declarados, ou o mínimo de R$ 50. Conforme o Sebrae, a multa é emitida automaticamente após a transmissão da declaração e pode ser reduzida em 50%, caso a DASN-MEI seja entregue espontaneamente e a multa quitada no vencimento estipulado no DARF (boleto) gerado.

Serviços- A declaração pode ser feita gratuitamente através do Sebare, bem como nas incubadoras de Campo Grande, nos bairros Santa Emília, Mario Covas, Zé Pereira e Estrela Dalva. O atendimento nas incubadoras é realizado das 7h30 às 11h00 e das 13h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

No ano passado- Em 2021, foram realizados 355 atendimentos e formalização de declarações de rendimento de MEIs nas Salas do Empreendedor. Os 355 atendimentos foram distribuídos da seguinte forma: a Incubadora do Bairro Estrela Dalva atendeu 178 MEIs; no Zé Pereira, foram atendidos 78 empreendedores; 24 empreendedores foram atendidos no Santa Emília; a incubadora do Mário Covas atendeu 75 MEIs.


Nos siga no Google Notícias