ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Movimento no setor de serviços em MS fechou 2007 com queda de 9%

Estado registrou crescimento da atividade nos meses de novembro e dezembro

Leonardo Rocha | 16/02/2018 09:50
Levantamento do IBGE sobre setor de serviços foi divulgado hoje (Foto: Divulgação/IBGE)
Levantamento do IBGE sobre setor de serviços foi divulgado hoje (Foto: Divulgação/IBGE)

Mato Grosso do Sul teve uma queda de 9,30% no setor de serviços, no acumulado dos 12 meses de 2017. Foi o que mostrou o levantamento nacional feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado hoje (16), pela instituição.

Apesar do desempenho negativo, os dois últimos meses do ano passado mostraram uma evolução no setor, já que houve um crescimento de 2,70% nas atividades em dezembro, comparado ao mês anterior. Em novembro também houve uma alta de 2,10%, diferente de outubro, quando a queda chegou a 2,70%.

Já em relação a variação acumulada contando a mesma época do ano (dezembro) entre 2016 e 2017, os números também mostraram queda de 9,30% no setor de serviços. 

Este cenário econômico seguiu a tendência nacional, onde o setor (serviços), segundo o IBGE, teve um crescimento de 1,3% em dezembro, após também subir 1,0% em novembro. Já em outubro, comparado a setembro, a queda foi de 0,5%. Já o acumulado dos doze meses em todo Brasil mostrou queda de 2,8%.

Segmentos - A nível nacional, houve alta de 2,3% nos segmentos de Transportes, serviços auxiliares e correio, assim como nos serviços profissionais, administrativos e complementares que cresceu 0,6%. Já para as atividades prestados às famílias houve uma queda de 0,9% e os serviços de informação e comunicação, baixa de 0,3% em dezembro.

Segundo o IBGE, as atividades turísticas cresceram 2,8%, depois de alta de 1,2% em novembro. Em relação aos números regionais, as maiores altas em dezembro, foram de Roraima (15,1%), Maranhão (5,4%) e Espírito Santo (4,6%). Já as principais quedas estavam em Tocantins (-12,7%), Ceará (-3,4%) e Mato Grosso (-2,6%).

Nos siga no Google Notícias