A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

16/10/2010 07:23

MS está entre os estados com mais acesso ao celular

Redação

Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com maior taxa de penetração do celular. Junto com São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, a taxa supera os 100%.

Os dados foram obtidos pela Onu em um estudo a respeito do acesso à população mundial às tecnologias da comunicação. A pesquisa revelou que, no Brasil, algumas regiões têm maior acesso que outras.

O Distrito Federal é a região em que mais se usa o celular. A média é de 159%, valor maior que Alemanha, Itália, Holanda e Noruega.

No Maranhão, apenas 44% da população tem acesso a celulares, bem abaixo que a média mundial que é de 68%.

Disparidades - O preço que o brasileiro paga para ter acesso às tecnologias da comunicação é o mais caro entre os países emergentes. O celular, por exemplo, tem um custo 3 vezes superior à média dessas localidades.

No Brasil, por um pacote de telefonia celular com 165 minutos de conversa, 174 sms, um download de 2,1 megabytes de dados custa em média US$ 120. O valor é equivalente ao do Zimbábue e superior ao pago na Venezuela, Turquia, Nicarágua, Angola, Gabão ou México.

Em alguns países como Índia, Paquistão, Bangladesh e China, a população paga apenas um sexto do que é cobrado de um brasileiro para usar o celular.

Em média, o custo do celular no mundo é de 5,7% da renda da população. Nos países ricos, é de 1,2%. Nos emergentes, chega a 7,5%. No Brasil, a taxa conseguiu cair de 7,5% da renda em 2008 para 5,66% em 2009.

Essa queda, no entanto, ainda não é suficiente para sanar as disparidades no uso das tecnologias no âmbito regional brasileiro.

Procon da Capital abre campanha para orientar comércio e consumidor no Natal
O Procon (Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor) de Campo Grande dá início nesta segunda-feira (18) a uma semana de orientação e atendimen...
Os limites do “desculpe, seu score está baixo”
Imagine a seguinte situação. Você está navegando em uma grande loja de comércio eletrônico e escolhe um novo celular para compra. Na hora do pagament...
Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions