ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Novidade de 2018 no IPTU, taxa de lixo enfrenta questionamentos

Vereador pede suspensão de cobrança ao Supremo e OAB discute tema nesta segunda-feira

Aline dos Santos | 08/01/2018 11:56
Central é um dos locais para pagar IPTU 2018. (Foto: Kleber Clajus)
Central é um dos locais para pagar IPTU 2018. (Foto: Kleber Clajus)

Enquanto o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Campo Grande teve reajuste de 2,56%, o menor desde 2013, a taxa lixo é a novidade deste início de ano que assusta quem abre o boleto e enfrenta questionamentos de entidades, pedido de suspensão no STF (Supremo Tribunal Federal), além de debate nesta segunda-feira (dia 8) na OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil).

De acordo com o secretário de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto, até então a cobrança recebia o nome de taxa de limpeza, também cobrada no boleto do imposto, e com valor em torno de R$ 30 milhões por ano.

Essa modalidade foi extinta e substituída pela Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares, mais conhecida como taxa do lixo. Na manhã de hoje, o secretário informou que precisa fazer levantamento sobre a nova estimativa de arrecadação e pediu que a reportagem retornasse no período da tarde.

A taxa é prevista na Lei Complementar 308, publicada em 29 de novembro de 2017, com validade a partir de primeiro de janeiro de 2018. De acordo com o presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, análise preliminar mostra que a taxa é constitucional, mas uma reunião a partir das 16h vai discutir a base de cálculo. “É uma discussão para verificar a legalidade. Vamos analisar com critérios muitos objetivos”, diz.

Supremo - Na última sexta-feira (dia 5), durante o plantão do Supremo o vereador Vinicius Siqueira (DEM) pediu liminar para suspensão da cobrança. A ação leva o nome de “arguição de descumprimento de preceito fundamental” e ainda não teve decisão.

Segundo o vereador, um dos três votos contrários à taxa na Câmara Municipal, a lei não obedeceu ao princípio da "noventena". “As leis tributárias têm que ter 90 dias, do prazo entre a promulgação e a vigência. Isso não aconteceu. Foi promulgada em 28 de novembro”, afirma.

No pedido, Siqueira também aponta que a base de cálculo e fator gerador estão errados. “Você usa como base cálculo um fator gerador que não tem nada a ver com a produção do lixo. O que tem a ver com o tamanho do terreno? Não tem lógica”, diz.

A base de cálculo da taxa de lixo observa fatores como perfil socioeconômico imobiliário do local, uso do imóvel (residencial, comercial, industrial, serviço, misto, público, outros e territorial), área edificada e área do terreno. Antes, a prefeitura fazia o cálculo de acordo com a região (central ou periférica) do imóvel.

De acordo com o vereador, isso permite a cobrança de terrenos, que não tem produção de lixo, e pesa no orçamento de pessoas com baixo poder aquisitivo, mas que moram em áreas mais caras da cidade. “Tem bairros tradicionais com residências humildes. Cada um tem que pagar o que produz de lixo. E o que produz não é baseado em metragem de terreno e localização ”, afirma.

Cobrança de taxa em terreno é uma das reclamações. (Foto: Gerson Walber/Arquivo)
Cobrança de taxa em terreno é uma das reclamações. (Foto: Gerson Walber/Arquivo)

Absurdo – A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) também se insurgiu contra a cobrança e espera a reunião na OAB para tomar medida legal contra a taxa de lixo. “Entendemos que a taxa do lixo é legal. O que nós estamos discutindo é a base do cálculo. A forma como estão justificando a adoção dessa taxa é algo próximo do absurdo”, diz o presidente Adelaido Vila.

Ele afirma que assumiu o comando da CDL em janeiro e que a lei foi aprovada no fim de 2017. “Não posso falar pela gestão anterior”, afirma.

Para Adelaido, a injustiça decorre do fato de a taxa cobrar valor igual dos estabelecimentos pela metragem sem considerar a produção de lixo. “Não é justo que um escritório de advocacia, com cem metros quadrados e que produz cinco quilos de lixo pague o mesmo valor de um restaurante vizinho, que tem cem metros quadrados, mas produz 30 quilos de lixo por dia”, justifica, ao citar um exemplo hipotético.

Pague menos - Na estimativa já apresentada pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) a medida fará com que 60% da população pague menos a título de taxa de lixo a partir de 2018. O argumento é que a cobrança será calculada levando em consideração o perfil do terreno e a região.

Nos siga no Google Notícias