A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 27 de Maio de 2018

15/10/2010 11:46

Número de consumidores inadimplentes voltou a subir

Redação

O número de consumidores que não conseguiram pagar suas dívidas no prazo previsto voltou a subir em setembro. Segundo o indicador da Serasa Experian divulgado hoje (15), no mês passado o nível de inadimplência aumentou 1,6% em comparação ao de agosto. Essa é a quinta alta consecutiva apurada este ano pela empresa de consultoria.

No ano, o crescimento da inadimplência já atinge 1,8%. A elevação de 1,6% é a maior para o mês de setembro desde que o índice foi criado, em 2000. Já em comparação ao mesmo mês de 2009, a alta foi de 15,3%, a maior desde março de 2009, quando o país enfrentava os efeitos da crise econômica mundial.

Segundo a Serasa Experian, as dívidas com cartões de crédito e financeiras foram as principais responsáveis pela elevação do índice, contribuindo com 2,5% no resultado. As dívidas com bancos apresentaram pequena alta (0,2%), e tiveram participação de 0,1%. Já os títulos protestados e os cheques sem fundos registraram queda (de -0,2% e -0,8%, respectivamente).

De acordo com os economistas da empresa, o crescimento da renda e do emprego formal tem ajudado a evitar um maior aumento da inadimplência. Ainda assim, a perspectiva é que o índice de outubro traga os reflexos decorrentes das compras do Dia da Criança, uma vez que, de acordo com o indicador de atividade comercial da própria empresa, a data foi o melhor momento para o comércio este ano, com crescimento de 12% nas vendas.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions