A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 25 de Junho de 2018

08/07/2014 12:49

OAB cria cartilha com orientações sobre direitos do consumidor

Bruno Chaves

Com a intenção de orientar advogados e cidadãos, a Comissão de Defesa do Direito do Consumidor da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul) criou a “Cartilha de Defesa do Consumidor”. Elaborado em linguagem acessível, o documento reúne casos comuns de dúvidas nas relações de consumo, entre elas troca de produtos, venda casada e dano moral.

“Com uma linguagem simples, prática e acessível, a Cartilha ajuda advogados e, principalmente, os cidadãos que precisam conhecer seus direitos e recorrer à Justiça, sempre que necessário”, afirmou o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues.

A cartilha traz informações sobre órgãos de defesa do consumidor, tempo hábil para requerer os direitos, provas que precisam ser juntadas ao processo e garantias. O documento está disponível no site da Ordem.

No conteúdo do livro, foram priorizadas as principais reclamações e dúvidas dos consumidores, informou o presidente da comissão, Leandro Amaral Provenzano. “É um guia rápido de consulta onde tentamos esclarecer as principais confusões que o consumidor faz ao comprar”, explicou.

Leandro ainda destacou que em muitos casos o cliente acredita estar certo. Para exemplificar estes exemplos, a Cartilha foi criada com uma sessão só para detalhar os direitos que o consumidor acha que tem, mas não tem.

Os casos de infração ao Código de Defesa do Consumidor devem ser levados à Justiça, defendeu o advogado. “As demandas judiciais são caminhos para a solução de conflitos, pois se o administrativo da empresa não resolve, o judiciário é capaz de resolver a questão”, ressaltou.

Outro ponto de destaque no material são as informações sobre planos de saúde e relações de consumo relacionadas à alimentação, inclusive, em bares e restaurantes. Clique aqui para conferir a cartilha.

Portabilidade de crédito cresce quase 100% em 2017
A transferência de um empréstimo de um banco para outro, chamada de portabilidade, cresceu quase 100% em 2017 comparado ao ano anterior. Segundo dado...
Dia de tentar ficar milionário: loterias sorteiam R$ 168 milhões hoje
A Mega-Sena pode pagar, neste sábado (dia 23), R$ 38 milhões para quem acertar as seis dezenas. O prêmio está acumulado há seis rodadas e o sorteio e...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions