ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Quatro empresas apresentam proposta para leilão de saneamento

Ainda não há dados sobre os valores apresentados e quais são as empresas; quatro haviam pedido informações anteriormente

Nyelder Rodrigues | 19/10/2020 15:47
Estação de tratamento de esgoto em Dourados (Foto: Ascom/Sanesul)
Estação de tratamento de esgoto em Dourados (Foto: Ascom/Sanesul)

Quatro empresas se interessaram e apresentaram propostas para participar da PPP (Parceria Público-Privada) do esgotamento sanitário feito pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul). Quem vencer o certame será responsável pela prestação do serviço de esgoto em 68 municípios atendidos pela estatal no Estado.

As propostas foram recebidas das 10h às 14h nesta segunda-feira (19) na sede do Balcão B3, da Bolsa de Valores, em São Paulo (SP). Já o leilão deve acontecer na próxima sexta-feira (13), no mesmo local. O objetivo é que o esgoto no Estado seja universalizado.

Para isso, a empresa que vencer o certame vai ter 30 anos de contrato com previsão de investimento de pelo menos R$ 3,8 bilhões, podendo ir até R$ 4,5 bilhões, já somando a ampliação da estrutura, como a construção de estações, e a operação do serviço. O prazo de universalização do esgoto em Mato Grosso do Sul é de 10 anos.

O edital da licitação foi publicado em 15 de junho deste ano, já tendo sido apresentado para investidores inclusive pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Quatro empresas pediram informações sobre o edital, contudo, não há a confirmação ainda se foram elas as que confirmaram participação no leilão, nem os valores apresentados inicialmente.

As empresas que fizeram a consulta são a Conasa Infraestrutura, Fornort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, BRK Ambiental Participações e GCE S/A. Todas elas tem experiência em mercado, como pede o edital, sendo que a primeira citada fica em Londrina (PR).

Já a Fornort fica em Santos (SP), enquanto a GCE fica em Guará, cidade satélite do Distrito Federal, e a BRK é uma empresa que funciona como um braço especializado em saneamento básico da canadense Brookfield no Brasil.

Nos siga no Google Notícias