ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Receita divulga amanhã regras sobre declaração do IR 2011

Jorge Almoas | 12/12/2010 12:45

Limite mínimo de renda deve ser alterado para o próximo exercício

A Receita Federal divulga nesta segunda-feira as regras sobre a declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) para o exercício de 2011. Entre as principais mudanças, está a alteração do limite mínimo de renda para a obrigatoriedade da entrega do documento e o fim da declaração em formulários físicos (de papel).

No exercício fiscal de 2010, a Receita Federal estabeleceu R$ 17.215,08 como limite mínimo de renda das pessoas físicas que precisam declarar o IR. Para o ano que vem, este limite mínimo pode chegar a R$ 22.487,25.

Sobre o fim da declaração em papel, o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, disse que o número de declarações físicas é muito pequeno em relação aos documentos eletrônicos.

Em muitos casos, as declarações em papel foram feitas por quem sequer precisava declarar o imposto. Adir destaca que algumas declarações físicas são ilegíveis. Se confirmada a mudança, a Receita Federal vai orientar o contribuinte que não dispõe de computador sobre como realizar a declaração a partir de 2011.

A Receita realizou mudanças no programa gerador da declaração do IRPF, que está de cara nova. A versão de teste pode ser encontrada no site da Receita Federal. A novidade no programa gerador da declaração do Imposto de Renda 2011, além da interface gráfica, é o formulário de rendimentos tributáveis de pessoa jurídica recebidos acumuladamente, como pensão alimentícia.

Por enquanto, a versão teste pode ser utilizada apenas no sistema operacional Windows (Microsoft). Após ser homologado, o programa deverá funcionar em qualquer sistema operacional, desde que o usuário tenha instalado outro programa conhecido como máquina virtual Java.

Este ano, o programa de computador gerador da declaração do Imposto de Renda foi homologado em fevereiro pela Receita, e o prazo para a entrega das declarações começou no dia 1º de março e terminou em 30 de abril.

As críticas e sugestões sobre a versão de teste do programa gerador da declaração podem ser encaminhadas para irpf.beta@receita.fazenda.gov.br, até o dia 31 de dezembro.

Com informações da Agência Brasil

Nos siga no Google Notícias