ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Semana do Peixe começa nesta terça com venda em parques e feiras

Na 12ª edição nacional, feira acontece pela primeira vez em Dourados para incentivar consumo e segue até domingo, dia 18

Helio de Freitas, de Dourados | 13/10/2015 08:55
Venda de peixe em dois parques e feiras começa nesta terça e segue até o dia 18 (Foto: Divulgação)
Venda de peixe em dois parques e feiras começa nesta terça e segue até o dia 18 (Foto: Divulgação)

Realizada pela 12ª vez em nível nacional, mas pela primeira vez na cidade, começa nesta terça-feira (13) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, a Semana do Peixe. A abertura oficial ocorre nesta manhã, no Sindicato Rural.

A feira tem como principal a comercialização de pescado, como forma de incentivar a população a consumir a carne de peixe e ao mesmo tempo promover a produção como alternativa de renda aos piscicultores. Além da venda de peixe, a Semana terá, na quinta-feira – Dia Mundial da Alimentação Saudável – uma oficina gastronômica, com todas as vagas já preenchidas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária, que participa da organização, um caminhão-feira do Ministério da Pesca e Aquicultura vai apoiar a venda de peixe na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Com todos os equipamentos necessários para o funcionamento de uma peixaria móvel, como câmara fria, balcão expositor refrigerado e balanças, o veículo se revezará entre os parques Antenor Martins (Jardim Flórida) e Primo Fioravante Vicente (Água Boa) e as feiras agroecológicas.

Além do caminhão-feira, serão usados outros quatro caminhões, sendo dois com câmara-fria e dois de carga viva, que levarão os peixes para o abate no frigorífico.

De acordo com a prefeitura, a comercialização da Semana do Peixe acontece nas feiras do Parque dos Ipês (na terça-feira das 17h às 21h), na Praça do Cinquentenário (quarta-feira, das 7h às 21h), do Parque Alvorada (quinta-feira, das 7h às 21h); do 3º Plano (sexta-feira, das 7h às 21h) e na Feira da Rua Cuiabá, no sábado durante o dia e a noite e domingo até meio-dia.

A meta é comercializar pelo menos 15 toneladas de peixe das espécies pintado, catfish, pacu, patinga e tambacu, criados em cativeiro em Dourados e região.

Além da prefeitura e do Ministério da Pesca, participam da Semana do Peixe a MS-Peixe, governo do Estado, Sindicato Rural de Dourados, Câmara de Vereadores, Embrapa Agropecuária Oeste e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Nos siga no Google Notícias