ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

TJ mantém lei que veta incluir devedor de água e luz no SPC

Marta Ferreira | 09/03/2011 16:15

Por 10 votos a 4, os desembargadores do TJ (Tribunal de Justiça) de Mato Grosso do Sul mantiveram, em votação encerrada nesta tarde, a lei estadual que impede a inscrição em cadastro de clientes inadimplentes com serviços públicos essenciais delegados, como água e energia elétrica.

A lei, aprovada em 2009 pela Assembleia Legislativa,, estava suspensa por uma liminar concedida à Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia), que apontou inconstitucionalidade na medida legal. Faltava o julgamento do mérito, concluído hoje.

A manutenção da lei era esperada, uma vez que dez desembargadores já haviam se manifestado pela constitucionalidade da lei, três haviam se manifestado favoravelmente à Abradee e um havia se declarado impedido de votar.

Faltava o voto do desembargador Sérgio Martins, que havia pedido vistas do processo na sessão de julgamento do dia 23 de fevereiro. Hoje, Martins se manifestou pela concessão do pedido da Abradee, o que não interferiu no resultado final.

Argumento-O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), autor da lei, afirma que o consumidor deixará de ser punido duplamente com a manutenção da lei.

Na avaliação dele, ao enviar o nome de clientes inadimplentes para o SPC, as concessionárias de serviços públicos estão punindo duas vezes, ao fazer o corte dos serviços e ao negativar o nome.

Nos siga no Google Notícias