ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Vendas no comércio varejista têm queda de 1,2% em agosto no Estado

Renata Volpe Haddad | 18/10/2016 09:07
Vendas de combustíveis foi as que mais apresentaram queda em Mato Grosso do do Sul.  (Foto: Pedro Peralta)
Vendas de combustíveis foi as que mais apresentaram queda em Mato Grosso do do Sul. (Foto: Pedro Peralta)

O volume de vendas no comércio varejista de Mato Grosso do Sul apresentaram queda de 1,2% em agosto deste ano, se comparado com julho, segundo pesquisa do PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (18).

Se comparar as vendas no varejo em agosto deste ano com o mesmo período do ano passado, a retração é ainda maior - 8,6%-. Nos últimos três meses, as vendas no Estado apresentam uma sequência de quedas, conforme a pesquisa.

O segmento que mais colaborou com a queda foi o de combustíveis e lubrificantes, sendo 9,8% de recuo no primeiro quadrimestre do ano e 10% no segundo quadrimestre de 2016. Produtos alimentícios, bebidas e fumo recuou 3,3% no primeiro quadrimestre e 2,6% de maio a agosto deste ano.

No comércio varejista ampliado, que inclui vendas de veículos e materiais de construção, Mato Grosso do Sul recuou 6,1% em agosto, porém, o índice foi menor do que o registrado em julho, de 9,3%. 

Em relação ao cenário nacional, a queda nas vendas do varejo em agosto no Estado, foi maior que no País. O Brasil apresentou recuo de 5,5% em agosto e 6,6% no ano.

Se comparar com julho, o recuo no comércio varejista nacional apresentou variações de -0,6% em volume de vendas e 0,5% na receita nominal de vendas.

Receita nominal - Em relação à receita nominal, que é o total das despesas, o comércio varejista do Estado apresentou aumento de 1,9% em agosto em relação ao mês de julho. No ano, esse crescimento é de 3,8% e nos últimos 12 meses a variação positiva é de 4,3%. 

Nos siga no Google Notícias