Vinhos, pães e sopas são produtos mais vendidos durante o inverno
Vinhos, pães, sopas, biscoitos e queijos, são alguns dos itens mais vendidos em supermercados durante o inverno, em Campo Grande. A demanda pela bebida alcoólica cresce em até 150% em dias mais frios.
De acordo com o gerente-geral de operações do Comper, Juracir Amorim, o pão francês chega a vender 30% a mais. "Tem um aumento significativo e precisamos nos antecipar, porque o pão demora a crescer no frio. Mesmo assim não há aumento no número de funcionários na padaria, só uma antecipação do processo de produção", comenta.
- Leia Também
- Frio aumenta procura por caldos e empresários reforçam equipes
- Camelódromo e ambulantes dobram faturamento com a venda de roupas de frio
Outra categoria que costuma sair muito bem nessa época são vinhos. "Tem um aumento muito significativo e chega a vender até 150% a mais em relação aos dias normais”, afirma o gerente.
Porém, Amorim diz que quando está muito frio, as vendas caem bastante. "Na verdade, essa questão de que o frio aumenta as vendas é um mito. O frio não atrai pessoas para comprar. O que acontece às vezes, na verdade, é até o contrário. O frio para nós não é bom. O melhor horário de venda nosso é entre 18h e 20h e normalmente esse é o período mais frio do dia. As pessoas temem sair de casa e quando saem, querem comprar o mais rápido possível. Isso não quer dizer que aumenta o movimento, é um pouco o contrário. Chuva e frio diminuem o número de clientes da loja".
No supermercado Extra, os itens mais procurados são: vinhos; carnes com osso como costela, mocotó e rabada; queijos especiais; sopas; batata, cenoura e mandioca; carne seca desfiada, bacon e calabresa.
A rotisseria também registra aumento nas vendas de feijoada e sopa paraguaia. O supermercado não informou a porcentagem de aumento nas vendas destes itens durante o inverno.
Consumidor - A comerciante Lourdes Protásio, 50, conta que opta pelas sopas nos dias mais frios. "Acho que a gente sente mais fome no inverno e acaba consumindo mais por isso. Gosto muito de sopa de legumes com macarrão. Aproveito para fazer agora, porque no verão é muito quente para comer sopa", conta.
Na mesma da vendedora Licinda Silva da Costa, 58, não pode faltar massas e vinhos no tempo frio. "Faço muitos pratos mais fortes, como mocotó e rabada, além de chás e massas. Eu detesto o inverno, e só as comidas boas que salvam nesse período", comenta com bom humor.