ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 16º

Educação e Tecnologia

Acesso a periódicos deve ser restabelecido "ainda em 2021", informa UFGD

Expectativa é de que a situação se normalize, com a atualização de software que hospeda o portal

Adriano Fernandes | 16/12/2021 23:48
Bloco do curso de Direito, um dos afetados pela queda no portal. (Foto: Divulgação)
Bloco do curso de Direito, um dos afetados pela queda no portal. (Foto: Divulgação)

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) espera restabelecer, "ainda em 2021", o acesso ao portal de periódicos da universidade, que está fora do ar desde o dia 6 de dezembro. Os docentes da instituição cobram uma solução para o problema que impede o acesso a artigos, trabalhos acadêmicos, pesquisas e qualquer outra produção científica dos cursos da universidade.

Em nota a UFGD informou que a expectativa é de que esta situação se normalize, "com a atualização para a nova versão do OJS", software que hospeda o portal de periódicos. O processo administrativo para contratação de serviço de nova atualização do OJS já está "adiantado, em fase de empenho de recursos", completa a nota.

Desde 6 de dezembro o sistema está inacessível para quem não tem login e senha UFGDNet, ou seja, para quem está fora de alcance para usuários externos, mas ainda pode ser acessado por servidores docentes e técnicos administrativos.

Sobre as circunstâncias do suposto ataque hacker ao sistema a UFGD informou que "agiu preventivamente". A universidade suspendeu o acesso público aos periódicos, "para evitar que os dados inseridos nas plataformas das revistas científicas sofressem alguma perda, vazamento ou alteração", diz a nota encaminhada ao Campo Grande News.

Ao tomar conhecimento sobre a fragilidade dos sistemas, a equipe de servidores da Divisão de Serviço e Segurança da Tecnologia da Informação providenciou varreduras nos sistemas da UFGD, em que não foram "detectados acesso privilegiado ou execução de código estranho. O antivírus corporativo também não identificou arquivos com assinatura de malware", conclui a universidade.

Desde 6 de dezembro o sistema está inacessível para quem não tem login e senha "UFGDNet", ou seja, está fora de alcance para usuários externos, mas ainda pode ser acessado por servidores docentes e técnicos administrativos.

Diante da situação o fórum de editores de periódicos da UFGD encaminhou um memorando – o terceiro desse ano a respeito da instabilidade nos periódicos – ao reitor pro-tempore e ao coordenador da EDUFGD, Givaldo Ramos da Silva Filho, cobrando explicações sobre a queda do sistema.

Nos siga no Google Notícias