ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 35º

Educação e Tecnologia

Falha de teste em Goiás atrasa aviso de alerta nos celulares de MS

Alerta estava previsto para às 14h. Ainda não há explicação técnica sobre atraso

Por Gabriel Neris e Lucia Morel | 27/09/2025 14:47
Falha de teste em Goiás atrasa aviso de alerta nos celulares de MS
Sala da Defesa Civil de onde comando seria disparado (Foto: Lucia Morel)

O alerta previsto para as 14h deste sábado nos aparelhos celulares de Mato Grosso do Sul atrasou devido a uma falha ocorrida em Goiás, segundo a Defesa Civil estadual.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Teste do sistema de alerta da Defesa Civil em Mato Grosso do Sul sofreu atraso neste sábado devido a uma falha ocorrida em Goiás. O aviso deveria ter sido enviado às 14h para celulares em Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas. O DCA (Defesa Civil Alerta) é um serviço gratuito que moderniza a prevenção de desastres, complementando outros canais de comunicação. O sistema requer conexão 4G ou 5G e pode emitir alertas mesmo com o celular em modo silencioso, sobrepondo-se a qualquer conteúdo na tela.

O teste contava com uma ordem de disparos por estados do Centro-Oeste. O primeiro ocorreu no Distrito Federal. Posteriormente seria Goiás, mas a falha atrasou para os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que seriam os seguintes.

O alerta deveria ser enviado para aparelhos de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas. Ainda não há uma explicação técnica sobre a falha. Uma nova tentativa de alerta está sendo feita nesta tarde.

Equipes de Brasília, da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e também da Defesa Civil acompanharam o acionamento o alerta na capital sul-mato-grossense.

O DCA (Defesa Civil Alerta) moderniza o sistema de prevenção de desastres e passa a complementar os envios já feitos por SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts. O serviço é gratuito e, dependendo da gravidade da ocorrência, poderá emitir um sinal sonoro semelhante a uma sirene. O sistema começou a ser testado em agosto de 2024.

O recurso funciona independente do pacote de dados móveis. O alerta aparecerá na tela do aparelho sobreposto a qualquer conteúdo que esteja sendo acessado no celular, mesmo que o usuário esteja usando internet, vendo vídeos ou ouvindo música ou com o aparelho no modo silencioso.

Porém, se o celular estiver somente conectado no Wi-Fi, o alerta não será recebido, porque é necessário estar conectado à rede móvel 4G ou 5G.