MEC oferece curso de defesa dos Direitos Humanos voltado a professores
Interessados têm até 12 de maio para se inscrever; aulas serão realizadas no formato EAD
O MEC (Ministério da Educação) está com inscrições abertas para o curso de "Educação Midiática e Direitos Humanos". A iniciativa é voltada para professores da educação básica e demais profissionais de áreas ligadas à educação. As aulas serão realizadas na modalidade à distância (EAD), com início no dia 2 de junho.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Ministério da Educação (MEC) está com inscrições abertas para o curso de Educação Midiática e Direitos Humanos, destinado a professores e profissionais da educação. Com 7.560 vagas, as aulas serão online, iniciando em 2 de junho de 2025 e com carga horária de 225 horas. O curso, oferecido pela Universidade Federal de Uberlândia em parceria com a Universidade de Brasília, abordará temas como proteção de crianças, aporofobia, racismo e mudanças climáticas. As inscrições vão até 12 de maio, e os candidatos devem atender a pré-requisitos específicos.
Estão sendo oferecidas 7.560 vagas para o curso "Educação Midiática para a Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Diversidades", que terá um enfoque aprofundado em educação midiática, abordando temas como proteção de crianças e adolescentes, exposição midiática de educadores, além de questões interligadas, como a aporofobia (sentimento de aversão aos pobres), o racismo e as mudanças climáticas.
As aulas serão ministradas pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia), em parceria com a UnB (Universidade de Brasília). A carga horária total é de 225 horas, e o curso será realizado entre 2 de junho de 2025 e 31 de janeiro de 2026, no formato EAD.
Vagas - Das 7.560 vagas ofertadas, 5.400 são prioritariamente destinadas a professores em atuação na educação básica, e 2.160 a demais profissionais da educação básica ou de outras áreas ligadas à educação.
Pré-requisitos - Para se candidatar, é necessário:
Ser professor ou profissional em atuação na educação básica ou em outras áreas ligadas à educação;
Possuir graduação concluída ou, caso não possua, ter vínculo profissional com a educação básica ou com outras funções ligadas à educação;
Ter acesso à internet e a dispositivos eletrônicos com conectividade, para acessar os conteúdos, fóruns e atividades avaliativas;
Dispor, em média, de oito horas semanais para o desenvolvimento das atividades do curso.
Inscrições - Os interessados têm até o dia 12 de maio para se inscrever por meio do formulário disponibilizado. A participação no curso está condicionada à existência de vaga e ao cumprimento dos pré-requisitos.
Em até cinco dias após a divulgação da lista de classificação, será enviado um e-mail de convocação para os candidatos classificados dentro do número de vagas disponíveis. Esse e-mail será encaminhado para o endereço informado no ato da inscrição, solicitando a confirmação de interesse na vaga. Nele também constarão instruções para o primeiro acesso à plataforma e para o envio dos documentos necessários à efetivação da matrícula.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.