ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

Candidata viaja 9h com a mãe e chega cedo para prestar vestibular de Medicina

Ela é de Rio Verde de Goiás e veio a Campo Grande somente para fazer a prova

Por Cassia Modena e Caroline Maldonado | 03/12/2023 08:01
Heroyse fala ao lado da mãe Telma, que a apoia no sonho de cursar Medicina (Foto: Paulo Francis)
Heroyse fala ao lado da mãe Telma, que a apoia no sonho de cursar Medicina (Foto: Paulo Francis)

Neste domingo (3) é aplicada a primeira etapa da prova do vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande e outras 10 cidades do Estado. No campus da Capital, duas das candidatas que chegaram mais cedo, e falaram com o Campo Grande News, sonham em entrar no curso de Medicina.

Heroyse Bispo Santos, 26, veio de Rio Verde, interior de Goiás. Chegou por volta das 6h30 com a mãe, Telma Maria Bispo Santos, 57, e localizou rapidamente a sala onde faria prova.

Já são seis anos estudando com o propósito de ser aprovada em um curso de graduação para se tornar médica. Telma, que a apoia financeiramente e está na torcida desde sempre, encarou nove horas de viagem de ônibus com a filha. "Estou torcendo muito para que esse seja o final da jornada de estudos dela, para entrar na universidade e começar a jornada do estudo na Medicina", falou.

A candidata prestou outros dois vestibulares este ano. Um deles foi o da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Ela elogia a organização do vestibular da UFMS. "achei bem organizado, bem fácil de localizar o local de prova", finaliza.

Mudar de curso - A outra candidata é Jhulia Pereira, 18. Chegou também às 6h30. Ela se adiantou dessa vez, já que acabou perdendo a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano devido ao atraso. "Me confundi com o horário de Brasília", justifica.

Jhulia presta vestibular com o objetivo de mudar de curso (Foto: Paulo Francis)
Jhulia presta vestibular com o objetivo de mudar de curso (Foto: Paulo Francis)

A jovem sonha em entrar no curso de Medicina. Ela já cursou um ano de Enfermagem, mas quer fazer a mudança de área.

Portões - Os portões para a entrada de candidato fecha às 8h. Após esse horário, não será possível entrar e realizar a prova.

Candidatas são orientadas (Foto: Paulo Francis)
Candidatas são orientadas (Foto: Paulo Francis)

Desde a Avenida Costa e Silva, há instrutores orientando candidatos e distribuindo mapas das repartições da UFMS, para que localizem facilmente suas salas. Inclusive, bombons são oferecidos pela organização.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.


Nos siga no Google Notícias