ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Funarte contempla três projetos de MS com prêmio

Redação | 24/04/2009 20:52

A Funarte (Fundação Nacional de Artes) divulgou na segunda-feira (20) os projetos contemplados pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008. Ao todo 1.215 projetos de todo o País foram inscritos e avaliados pela comissão julgadora, que, entre os selecionados aprovou três de Mato Grosso do Sul.

Os premiados no Estado foram a Casa de Ensaio, com um projeto de manutenção do espaço teatral; Anderson Lima, com a montagem do espetáculo "Novos Ares" e Vitor Hugo Samudio, com a montagem da peça "Incontornáveis". Os dois últimos são considerados hoje as revelações da nova safra de diretores e atores de Mato Grosso do Sul.

O Prêmio Myriam Muniz foi criado para incentivar a produção e a montagem de peças das mais variadas modalidades e gêneros (teatro para crianças, para adultos, teatro de bonecos, teatro de rua etc) e para apoiar grupos e companhias teatrais envolvidas em projetos de pesquisa teórica, de experimentação de linguagem, bem como de arte-educação.

Realizado pela primeira vez em 2006 o Prêmio, que tem patrocínio da Petrobras, se consolidou como uma das principais ações de estímulo à produção teatral do País. O nome do programa é uma homenagem à atriz Myriam Muniz (1931-2004), que fez parte da geração inovadora do Teatro de Arena. Reconhecida por interpretações marcantes no teatro e no cinema, Myriam dedicou os últimos anos de sua carreira à formação de novos talentos.

A divulgação dos projetos premiados pela Funarte foi feita pelo ator Sérgio Mamberti, que é o atual presidente da instituição. As inscrições para o prêmio se encerraram no final de outubro de 2008 e a expectativa era para que o resultado saísse em dezembro, mas em decorrência de imprevistos, acabou acontecendo no início dessa semana.

Contemplados

Nos siga no Google Notícias