ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Museu do Pantanal une tradição e tecnologia

Redação | 02/08/2008 09:57

Com farto uso de tecnologia, será inaugurado no dia 12 de agosto, no Casario do Porto em Corumbá, o Muhpan (Museu de História do Pantanal). Seguindo uma vertente que se populariza em projetos museológicos, o museu pretende transformar a experiência do visitante em um mergulho sensorial pela história e pelo imaginário pantaneiro.

A imersão começa em túnel de espelhos com projeções de imagens do Pantanal e trechos dos poemas de Manoel de Barros. O roteiro segue pela conquista espanhola, as missões jesuítas e as incursões bandeirantes, as expedições científicas do início do século 20, pela Guerra do Paraguai, pela prosperidade dos anos de ouro da cidade porto, e avança até a até os dias atuais da mineração.

A gerente do museu, Ana Paula Badari, explica que a aposta em tecnologia surgiu das características conceituais do projeto. "A amplitude das informações reunidas necessitava de um projeto que aproveitasse diversos suportes para construir um ambiente que envolva os visitantes. E que fosse um projeto vivo, que agregasse a comunidade na construção de sua auto-representação" diz Ana.

A gerente ressalta ainda o papel de resgate de acervo que o museu já está executando. "Existem muitos objetos espalhados, em museus nacionais e internacionais, e em coleções particulares, que já começam a vir para o Museu.

Nos siga no Google Notícias