ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  09    CAMPO GRANDE 20º

Esportes

Campeonato de Ranch Sorting em MS atrai competidores até dos EUA

Primeira etapa reúne atletas na Acrissul, em Campo Grande, e incentiva momentos em família e com amigos

Por Maria Gabriela Arcanjo e Raíssa Rojas | 09/08/2025 13:50


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A primeira etapa do 13º Campeonato de Ranch Sorting acontece neste sábado na Acrissul, em Campo Grande, reunindo competidores nacionais e internacionais. O evento, organizado pelo NTRMS, conta com mais de 20 categorias entre profissionais e amadores, incluindo participantes dos Estados Unidos. O Ranch Sorting é um esporte equestre onde duplas de cavaleiros conduzem gado entre currais em ordem numérica predefinida, com tempo limite de 90 segundos. A competição inclui categorias familiares e uma divisão para paratletas, destacando seu caráter inclusivo. A segunda etapa do campeonato está prevista para setembro em Brasilândia e Nova Andradina.

Ocorre neste sábado (9) a primeira etapa do 13º Campeonato de Ranch Sorting, na Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. O evento, realizado pelo NTRMS (Núcleo de Team Penning e Ranch Sorting de Mato Grosso do Sul), reúne competidores nacionais e internacionais.

O Ranch Sorting, também conhecido como “escolha do gado” ou “apartação de currais”, é um esporte equestre em que duas duplas de cavaleiros conduzem cabeças de gado de um curral para outro, seguindo uma ordem numérica pré-definida por um juiz, no tempo máximo de 90 segundos. A modalidade, que evoluiu do trabalho comum de fazendeiros para separar o gado em currais, é mais conhecida em regiões dos Estados Unidos, mas vem conquistando espaço em Mato Grosso do Sul.

Campeonato de Ranch Sorting em MS atrai competidores até dos EUA
Disputa na manhã deste sábado (9) (Foto: Osmar Veiga)

A disputa ocorre neste fim de semana entre mais de 20 categorias de atletas profissionais e amadores, não apenas do estado, mas também de outras regiões do país e dos Estados Unidos.

Em categorias como Derby Aberta, Aberta Júnior, Aberta Sênior e Profissional Light, participam os profissionais. Já amadores disputam em Derby Amador, Master B, entre outras modalidades. No Ranch, profissionais competem com cavalos de terceiros, enquanto amadores utilizam seus próprios animais. Cada cavalo só pode disputar uma única vez e tanto ele quanto o atleta são premiados.

Campeonato de Ranch Sorting em MS atrai competidores até dos EUA
Edson pratica Ranch Sorting há 11 anos e compartilha da paixão com o filho (Foto: Osmar Veiga)

Edson Vieira Júnior, 43 anos, é médico e atleta amador de Ranch Sorting há pouco mais de uma década. Além do fiel Once in Blue Cat, seu cavalo, o competidor veio de Presidente Prudente (SP) com o amigo e competidor profissional Fabrício Carvalho. Os dois já estiveram no estado meses atrás para outros títulos.

O médico também trouxe a esposa e o filho. Ele e o jovem Guilherme Vieira, 11 anos, vão competir juntos em categorias familiares. “Esse é o gostoso do Ranch, tem espaço para todo mundo.” Pai e filho já colecionam vitórias em diversas etapas do campeonato, e Guilherme também já tem seu próprio equino, batizado de Isa Comanche Timing.

Campeonato de Ranch Sorting em MS atrai competidores até dos EUA
Uma boa comunicação e proximidade entre as duplas é essencial (Foto: Osmar Veiga)

Por ser disputada em duplas, a prática tem caráter familiar e amigável. Edson comenta que foram amigos que o levaram ao esporte. Antes, praticava Team Penning, em que as equipes são compostas por trios, mas, por ver potencial de crescimento no Ranch Sorting, migrou de modalidade. “Já é uma paixão. O cavalo já é algo apaixonante. A adrenalina do esporte é muito grande”, diz.

Durante anos de trajetória em um esporte ainda pouco conhecido por muitos, Edson relembra o momento mais emocionante de sua carreira: no ano passado, alcançou o quarto lugar em uma prova de alto nível de dificuldade, na cidade de Araçatuba (SP).

Embora atingir posições de destaque seja gratificante, Edson expressa a alegria de compartilhar a paixão com o filho. Desde os quatro anos de idade, Guilherme acompanha o pai nas competições. Segundo Edson, por mais que os prêmios para os primeiros lugares sejam excelentes, a parte mais gratificante é correr ao lado de quem ama. “O mais importante disso aqui é o lazer, estar aqui, viver a prova e curtir a família e os amigos”, afirma.

Campeonato de Ranch Sorting em MS atrai competidores até dos EUA
Vinícius é locutor e participou da competição deste sábado (9) (Foto: Raíssa Rojas)

Para Vinícius Crescimani, o Ranch ultrapassou a diversão e se tornou um ganha-pão. O jovem de 29 anos começou como competidor em 2013, mas, desde 2019, deixou os currais e se tornou locutor das partidas. Gerente de um haras, local onde se criam e reproduzem raças de cavalos, Vinícius é de Irapuru (SP) e também está na capital sul-mato-grossense para o campeonato.

O locutor e médico-veterinário conta que uniu paixões e começou a evoluir dentro do Ranch Sorting. “A locução foi algo que aflorou em mim. Antes, eu competia, mas a locução me garante uma renda. É algo que eu amo desde criança. O cavalo... tudo envolve o cavalo”, relata.

Campeonato de Ranch Sorting em MS atrai competidores até dos EUA
O brasileiro Ademar e o venezuelano José se conheceram nos Estados Unidos e estão em Campo Grande para o torneio (Foto: Raíssa Rojas)

A disputa deste fim de semana também atrai competidores internacionais. Ademar Linares Pereira Filho, 38 anos, é vice-presidente e um dos fundadores do NTRMS e atualmente mora na Flórida, nos Estados Unidos. Atuando como médico-veterinário, ele saiu do país para focar na alta performance do esporte.

Desta vez, Ademar trouxe o amigo venezuelano José Ponciano, 49 anos, empresário e morador da Flórida. Ele comemora a alegria de conhecer outros países por meio do Ranch. “É minha primeira vez no Brasil. Estou achando muito legal. As pessoas são muito respeitosas e me acolheram. Quem sabe ano que vem trago meu filho aqui e também uns colegas americanos para competir”.

O venezuelano afirma que sua casa é nas competições. “Você sai do estresse. Sai com seu cavalo, dá comida, limpa... isso traz paz à sua mente, relaxa. Quando você ganha, ótimo! Mas, se não ganhar, passa um bom tempo com os amigos e a família.”

Além das categorias presentes desde o início do campeonato, Emerson Vieira, presidente do NTRMS, comenta que este é o segundo ano consecutivo com uma divisão para paratletas.

A segunda etapa do 13º Campeonato de Ranch Sorting está prevista para ocorrer em Brasilândia e Nova Andradina, entre os dias 5 e 6 de setembro.

Campeonato de Ranch Sorting em MS atrai competidores até dos EUA
Guilherme tem 11 anos e herdou a prática do pai (Foto: Raíssa Rojas)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.