ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUARTA  29    CAMPO GRANDE 20º

Esportes

Com apoio da CBF, MS prepara campeonatos femininos Sub-15 e Sub-17

FFMS vai realizar torneios Sub-15 e Sub-17 em Campo Grande e criar núcleo de formação de atletas

Por Jhefferson Gamarra | 29/10/2025 14:10
Com apoio da CBF, MS prepara campeonatos femininos Sub-15 e Sub-17
Escolas com equipes de futsal também farão parte do projeto (Foto: Marcelo Berton/FFMS)

O futebol feminino em Mato Grosso do Sul ganha um novo impulso com a criação do programa “Joga Bola, Menina”, da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul). A iniciativa busca enfrentar desafios históricos da modalidade, como a falta de incentivo, apoio financeiro e o preconceito, e ampliar o acesso de meninas e mulheres ao esporte em todo o Estado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) lança o programa "Joga Bola, Menina", com apoio da CBF, visando fortalecer o futebol feminino no estado. A iniciativa inclui a criação de campeonatos nas categorias Sub-15 e Sub-17, além do Estadual Feminino Adulto. O projeto prevê a implantação de um Núcleo de Desenvolvimento no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande, com 120 vagas para meninas. As competições de base, programadas para novembro, devem reunir mais de 20 equipes e 450 atletas de diferentes municípios, incluindo Dourados, Nioaque e Aquidauana.

O projeto conta com o apoio da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Funesp e Semed, e do Governo do Estado, via Fundesporte. Estruturado em quatro frentes de ação, o programa inclui a realização do Campeonato Estadual Feminino Adulto, a criação de novas competições de base Sub-17 e Sub-15 e a implantação do Núcleo de Desenvolvimento do Futebol Feminino, no Parque Ayrton Senna, na Capital.

De acordo com o presidente da FFMS, Estevão Petrallás, a criação das categorias de base representa um marco para o futebol feminino sul-mato-grossense. “Vamos realizar, pela primeira vez e com apoio da CBF, os campeonatos femininos Sub-15 e Sub-17, um passo importante no fortalecimento da modalidade no Estado. A iniciativa visa ampliar a base e preparar novas gerações de atletas, contribuindo para o crescimento do futebol feminino em Mato Grosso do Sul, ainda mais relevante diante da proximidade da Copa do Mundo de 2027, que será sediada pelo Brasil”, destacou.

As novas competições serão realizadas em novembro, em formato Festival de Futebol, reunindo todas as equipes em uma única sede aos fins de semana. A expectativa é de mais de 20 equipes e cerca de 450 atletas inscritas. Além de times da Capital, participarão equipes de Dourados, Nioaque, Terenos, Aquidauana e Dois Irmãos do Buriti.

A FFMS tem buscado parcerias com escolas públicas e entidades que já desenvolvem o futsal feminino, como o CE Guaicurus/Eulália Lessa, para ampliar o alcance do programa. A ideia é integrar o ambiente escolar ao esporte profissional, facilitando o acesso de jovens atletas às competições oficiais.

Paralelamente, o Núcleo de Desenvolvimento do Futebol Feminino será instalado no Parque Ayrton Senna, com 120 vagas para meninas interessadas em aprender e se desenvolver no esporte. O espaço será mantido com recursos da CBF e FFMS, e contará com o apoio da Fundesporte, que cederá o local, e da Semed, responsável pelo envio de profissionais de educação física. As participantes receberão kits de uniforme inspirados na seleção brasileira e terão acompanhamento técnico, físico e psicológico.

Idealizador do programa, o diretor de Competições da FFMS, Marco Tavares, explica que o projeto deve se expandir para outras cidades. “Esse é nosso primeiro ano, e o trabalho que começa em Campo Grande deve chegar a outros municípios, aproximando a população do futebol feminino e promovendo a formação e inclusão de meninas nas equipes do Estado”, afirmou.

A meta, segundo Tavares, é criar uma ponte entre a base e os clubes profissionais, ajudando a revelar novos talentos. “Esperamos dar o pontapé inicial para mudanças de comportamento e abrir oportunidades para meninas que sonham em jogar futebol e alcançar grandes clubes do país”, completou.