A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

13/01/2016 15:09

CBF padroniza medidas de campos em 43 estádios das séries A e B

Thiago de Souza
Profissionais trabalham para padronizar medidas dos campos no Brasil. (Foto: Divulgação/CBF)Profissionais trabalham para padronizar medidas dos campos no Brasil. (Foto: Divulgação/CBF)

Os 43 estádios de futebol das séries A e B terão tamanho padronizado, de 105 metros de comprimento por 68 metros de largura, segundo a Diretoria de Competições da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A medida faz parte do Projeto Gramados, criado pela entidade no início de 2015. 

A medida dos gramados ficará igual às da Copa do Mundo da Fifa. Segundo a CBF, os administradores – clubes, órgãos governamentais, federações e concessionárias – dos estádios atendidos receberão um certificado, válido até o fim de 2016.

No primeiro passo, de agosto a novembro do ano passado, foram feitas vistorias para levantar necessidades de ajustes topográficos, que dizem respeito à dimensão do campo, e de melhorias na qualidade do gramado. Este mês, começaram as alterações, com apoio técnico e instrumental da CBF.

Cada estádio recebe 20 marcos, instrumentos que são fincados no campo e servem para indicar, exatamente, os locais em que as linhas devem ser pintadas. Em alguns casos, traves de alumínio também estão sendo entregues para substituição das balizas de ferro.

A segunda etapa da padronização é dividida em duas frentes: topografia (duas equipes com dois profissionais cada) e agronomia (quatro agrônomos). No apoio para melhorar da qualidade e ajudar na manutenção da grama, a CBF doa cortadores de grama e outros instrumentos para uso cotidiano.

Para garantir a uniformização do comprimento, largura, espessura das linhas e formas geométricas do campo, uma empresa credenciada pelo Inmetro faz as medições e marcações em todos os estádios. O investimento de R$ 2,2 milhões nessa primeira edição do Projeto Gramados foi feito pelo Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014 para o Brasil. Já está aprovada a continuidade até 2018.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions