Federação divulga calendário de 2018 e Estadual começa dia 17 de janeiro
O Campeonato Estadual da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) em 2018 vai começar e terminar mais cedo em relação a competição de 2017, conforme o calendário da próxima temporada divulgado pela entidade nesta terça-feira, 03.
Em 2017 o Estadual foi disputado entre 28 de janeiro e 30 de abril. Já a competição de 2018 vai acontecer no período de 17 de janeiro a 9 de abril. Isso contraria a expectativa de que o calendário pudesse ser estendido para o segundo semestre para que os clubes participantes tivessem mais tempo de atividade.
- Leia Também
- Jogo reedita Comerário das décadas de 80 e 90 em homenagem a MS
- Morre no RS, aos 64 anos, o ex-jogador do Operário Tadeu Santos
No Estadual deste ano, por exemplo, os clubes que não se classificaram para além da primeira fase, disputada em turno e returno, encerraram as atividades em 26 de março, e os que seguiram adiante só tiveram mais um mês de campeonato.
Considerando que Mato Grosso do Sul não tem representante nas principais divisões do futebol brasileiro, o calendário do Estadual poderia se estendido a exemplo de outros estados na mesma situação, como Amazonas, Rondônia e Amapá, onde os estaduais se estenderam até o final de agosto.
O Estadual começando em janeiro e terminando em abril obriga os clubes a formarem elencos para três ou quatro meses. Embora, por lei, isso esteja no tempo mínimo do contrato de trabalho do atleta de futebol (90 dias), dificilmente é aceito pelos profissionais de nível técnico mais elevado.
Em nota, a FFMS anunciou que o Arbitral ocorrerá no dia 15 de novembro, 60 dias antes do início do Estadual de 2018, e a redação final do regulamento da competição será no dia 02 de dezembro, 45 dias antes de a bola rolar em 17 de janeiro.
Na próxima quinta-feira, 05, a Federação irá se reunir com os representantes dos clubes para discutir questões administrativas, segundo a entidade. Ainda de acordo com a nota divulgada nesta terça-feira, o lançamento do campeonato será no dia 11 de janeiro com a participação dos treinadores e gerentes de futebol.