ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

Shoppings, lojas e órgãos públicos vão fechar para ver jogos do Brasil

Helton Verão | 20/05/2014 08:02
No comércio a venda de artigos verde amarelos já estão a todo vapor (Foto: Marcos Ermínio)
No comércio a venda de artigos verde amarelos já estão a todo vapor (Foto: Marcos Ermínio)
Leonardo teve que ceder ao apelo dos funcionários  (Foto: Marcos Ermínio)
Leonardo teve que ceder ao apelo dos funcionários (Foto: Marcos Ermínio)
José também irá dispensar os funcionários  minutos antes dos jogos.  (Foto: Marcos Ermínio)
José também irá dispensar os funcionários minutos antes dos jogos. (Foto: Marcos Ermínio)
 João Silva Carmo, 43 anos, que enquanto era entrevistado foi intimado pela sua funcionária para fechar. (Foto: Marcos Ermínio)
João Silva Carmo, 43 anos, que enquanto era entrevistado foi intimado pela sua funcionária para fechar. (Foto: Marcos Ermínio)

A menos de um mês para o início da Copa do Mundo, órgãos públicos, comércio e escolas já se programam para não perder nenhum lance da competição. Para isso um esquema de horários diferentes está sendo montado. Os jogos da seleção brasileira irão acontecer todos no período da tarde, alternando das 15h às 16 horas o início.

O TJMS (Tribunal de Justiça) e o MPE (Ministério Público Estadual) já definiram que em dias de jogos do Brasil irão funcionar das 7h às 13 horas. Os funcionários, que trabalham das 12h às 19h, vão inverter o expediente para serem liberados para acompanhar a seleção comandada por Luiz Felipe Scolari.

Governadoria e Prefeitura Municipal devem seguir o exemplo e fechar as portas mais cedo, mas ainda não confirmaram. Só os serviços essenciais, como postos de saúde 24 horas, hospitais e Corpo de Bombeiros, devem funcionar normalmente.

Entre os comerciantes, mesmo sem ainda terem se acertado com a Associação Comercial de Campo Grande (ACICG), a decisão já está tomada, eles vão fechar as portas para assistir aos jogos. “Vamos fechar meia hora antes dos jogos. Nem gosto tanto de futebol, mas os funcionários estão fazendo pressão para fecharmos”, comenta o empresário de uma loja de presentes, Leonardo Matsuda, 56 anos.

Na lanchonete de José Toledo Marques, 52 anos, também todos ficarão ligados nos jogos e os funcionários serão dispensados minutos antes. “Nem precisou de pressão deles, eu mesmo decidi que vamos fechar”, comentou.

Em uma loja de moveis e eletrônicos de porte maior, o gerente chega a parar para pensar, mas cede. “Não tem cliente, o centro da cidade vai estar vazio. Vamos fechar sim, por uma questão de lógica”, respondeu Valdo Dantas, gerente da loja que conta com 40 funcionários.

“Ah é de lei, não perco jogo do Brasil na Copa do Mundo por nada. Se vou abrir depois não sei. Na última Copa, estava assistindo no vizinho aqui, quando começamos a perder, voltei e abri a banca”, comenta João Silva Carmo, 43 anos, que enquanto era entrevistado foi intimado pela sua funcionária para fechar.

Nos shoppings da Capital, dois deles já confirmaram através das assessorias que fecharão minutos antes dos jogos e reabrem depois. O Norte Sul Plaza e o Campo Grande estão confirmados, o primeiro fecha 30 minutos antes, enquanto o segundo 1 hora antes e irão reabrir no mesmo espaço de tempo após a partida.

O Bosque dos Ipês declarou facultativo o horário, conforme as lojas preferirem, mas seguirá com seus portões abertos.

A ACICG tem reunião marcada com os empresários nesta semana para ter uma definição.

Escolas - As escolas públicas estaduais e municipais não vão ter aulas nos dias dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014. Os professores vão fazer a reposição até dezembro. Outra medida, de acordo com a secretária estadual de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa é suspender as famosas “pontes”, quando há um feriado na quinta-feira e as escolas “enforcam” a sexta-feira.

As escolas particulares seguem o exemplo com aulas adiantadas em algumas e também aos sábados. “Vamos seguir o exemplo das escolas públicas”, comenta a presidente do Sinepe (Sindicato Dos Estabelecimentos De Ensino Do Estado do MS), Maria da Glória Paim Barcellos.

O Brasil estreia na Copa dia 12, às 16 horas (de MS), contra a Croácia na Arena Corinthians. Os outros jogos da primeira fase são contra México, dia 17, às 15 horas, no Castelão em Fortaleza e fecha a 1ª fase contra Camarões, dia 23, às 16 horas no Mané Garrincha, em Brasília. Todos em dias de semana.

Nos siga no Google Notícias