ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

Tricampeão vende bolos em semáforo para custear torneio no Equador

Atleta encontrou alternativa criativa para participar de Sul-Americano de Levantamento de Potência, em julho.

Anahi Gurgel | 12/05/2018 10:43
Clayton oferecendo bolos caseiros em semáforo da Capital. (Foto: Anahi Gurgel)
Clayton oferecendo bolos caseiros em semáforo da Capital. (Foto: Anahi Gurgel)

O cálculo é preciso: são exatos 45 segundos do semáforo em movimentado cruzamento de Campo Grande para exibir e conseguir vender bolos caseiros. Não é à toa que o educador físico Clayton Munhoz, 46, tem uma agilidade impressionante. Em jogo, sua participação no Campeonato Sul-Americano de Levantamento de Potência, que acontece em julho, em Guayaquil, no Equador.

O atleta acaba de ser convocado para integrar a delegação brasileira na disputa da modalidade conhecida como powerlifting, entre os dias 3 e 7 de julho. Com aporte financeiro do poder público insuficiente para bancar a viagem, ele encontrou nas guloseimas preparadas pela esposa, Bernardeth Franco Munhoz, 40, uma alternativa criativa para juntar o recurso.

“Ela é uma cozinheira de mão cheia, tem experiência no ramo. Pensamos que seria uma boa maneira de juntar o dinheiro. O valor será destinado à inscrição do evento, exame antidoping, passagem aérea, hospedagem e alimentação. Falta pouco. É uma corrida contra o tempo”, diz.

Clayton ao lado da esposa, Bernardeth. Depois de vender todas as unidades, dá tempo de bater um papo com quem apoia a iniciativa. (Foto: Anahi Gurgel)
Clayton ao lado da esposa, Bernardeth. Depois de vender todas as unidades, dá tempo de bater um papo com quem apoia a iniciativa. (Foto: Anahi Gurgel)

A ideia está dando certo. O casal escolheu local e horário de bastante fluxo do Bairro Cabreúva e a cada dia conquistam mais clientes. Por dia são comercializados cerca de 12 bolos.

Tem sabor baunilha, fubá, chocolate, formigueiro e de laranja, ao preço de R$ 10 a unidade. Mas tem que ser ligeiro, pois em menos de duas horas, tudo é vendido.

A comercialização acontece de segunda à sexta-feira, na Rua Eça de Queiroz, quase esquina com a Ernesto Geisel, a partir das 17h. Também é possível fazer encomendas pelo telefone (67) 9 9698-7459.

Força pura - Munhoz tem extenso currículo na carreira de atleta - sempre com performance diferenciada. Ao longo dos dez anos em que pratica o levantamento de potência, já participou de seis campeonatos nacionais, conquistou 3 vitórias, sendo vice em outros 3, mais de 8 títulos estaduais e 3 convocações para seleção brasileira.

No powerlifting, vence quem levantar o maior peso no agachamento, supino e levantamento terra.

“No ano passado, fui chamado para o pan-americano, que aconteceu nos Estados Unidos, e para o Mundial da Rússia. Não conseguir participar, mas dessa vez será diferente”, acredita.

O campo-grandense é puro esforço para conseguir representar o Brasil no torneio internacional. A rotina começa às 5h, porque ele precisa conciliar seu trabalho como educador físico nas academias e seu treinamento para o campeonato, de manhã ou à noite.

Clayton Munhoz treina levantamento de potência em academia de Campo Grande. (Foto: Facebook/Clayon Munhoz)
Clayton Munhoz treina levantamento de potência em academia de Campo Grande. (Foto: Facebook/Clayon Munhoz)

No período da tarde, dá suporte à esposa na fabricação dos bolos. Sem contar que é pai de 4 filhas, entre 1 e 18 anos.

“Não páro um segundo. Mas é um sonho e vou lutar por ele. Tenho apoio da minha família, dos amigos, esportistas. Os bolos estão tendo boa aceitação, mesmo eu não explicando o motivo de estar ali vendendo. Não dá tempo nos 45 segundos”, observa.

Total de quinze atletas integram a ASLP (Associação Sul Mato Grossense de Levantamento de Potência), da qual Clayton é o presidente.

Munhoz compete na categoria máster 1 (120kg - HeavyDuty). Para a disputa no Equador também foram chamados os brasileiros Anderson Alcântara (66kg - Gerson Dória), Ronaldo Primeiro (74kg - Gerson Dória), Remi de Carvalho (83kg - TheLifters), Edson Murayama (93kg - Marcelo Alo) e Edson Kamogawa (105kg - Marcelo Alo).

Nos siga no Google Notícias