ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

Agência que administra presídios quer Jamil Name longe de MS

Marta Ferreira, Aline dos Santos e Leonardo Rocha | 18/09/2020 06:00
O empresário Jamil Name, que está preso em Mossoró (RN) desde outubro do ano passado. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
O empresário Jamil Name, que está preso em Mossoró (RN) desde outubro do ano passado. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Indesejado - A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) defende a permanência do empresário Jamil Name, 81 anos, atualmente na penitenciária federal de Mossoró (Rio Grande do Norte), no sistema federal, destinado a presos de alta periculosidade. É o que está declarado em ofício enviado à Justiça esta semana.

Indefinido - A permanência do empresário na unidade do Rio Grande do Norte vai até 5 de outubro, mas a a Polícia Civil e o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pedem a prorrogação à Justiça. A Agência, consultada, concordou com o argumento.

Considerando, por fim, que as medidas de isolamento de lideranças de organizações criminosas visam manter indivíduos de alta periculosidade, grande capacidade de articulação e expertise nas atividades próprias do meio ao qual pertencem, a manutenção da custódia de Jamil Name no SPF [Sistema Penitenciário Federal] é medida que se impõe", argumenta a Agepen no processo de transferência, que tramita na 1ª Vara da Execução Penal de Campo Grande.

Ofício – Em correspondência ao juiz corregedor do presídio federal de Mossoró, Walter Nunes, o magistrado de Campo Grande que cuida da execução penal provisória, Mário José Esbalqueiro, pediu explicação sobre o prazo para Name ser mantido na unidade federal. O retorno veio nesta quinta-feira, mas foi pouco claro e ainda não há precisão sobre o que vai acontecer.

Incomum -  A defesa de Name diz que a situação dele é esdrúxula, pois há duas inclusões no sistema prisional federal, a que está vencendo, e uma nova, por mais um ano, determinada em junho. O defensor do preso octagenário, Tiago Bunning, disse que a defesa estuda que caminhos jurídicos vai seguir, na tentativa de evitar que o cliente continue longe da família. A alegação é de que a idade avançada, aliada a doenças como diabetes, deveriam ser levadas em consideração.

Intercâmbio - Um dos delegados  que integrou as investigações da operação Omertà, João Paulo Sartori, vai ficar 11 meses na Espanha, estudando o combate à corrupção. O policial embargou nesta quinta-feira.

Dois - Além dele, o delegado Rodrigo Camapum, lotado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro, também viajou com o mesmo intuito. Segundo a Polícia Civil, o curso em nível de mestrado será na universidade de Salamanca. O compromisso é que, na volta, Sartori e Camapum difundam na corporação o conhecimento acumulado.

Batizada - O presidente municipal do PSD, Antonio Lacerda, anunciou que a coligação do prefeito Marquinhos Trad (PSD) vai se chamar Avançar e fazer mais". São 9 partidos aliados.

Novo normal -   Lacerda disse que a campanha de Marquinhos será sem aglomeração. Segundo ele, realidade imposta pela covid-19 coloca o foco, ainda mais, nos cabos eleitorais digitais, atuando principalmente nas redes sociais para entrar em contato com os eleitos.

Auxílio - A Secretaria Estadual de Saúde lançou o programa de "padrinhos e madrinhas" dos municípios, que serão servidores da pasta que vão orientar os prefeitos e secretários municipais sobre as ações em relação a covid, retirando dúvidas e passando informações sobre o combate à pandemia.

Nos siga no Google Notícias