ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  06    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

André pede, não leva e lava as mãos sobre aliado na prefeitura

Por Fernanda Palhta e Gabriela Couto | 06/05/2025 06:00
André pede, não leva e lava as mãos sobre aliado na prefeitura
André Puccinelli durante atividade do Undokai. (Foto: Marcos Maluf)

Magoado – O ex-governador André Puccinelli (MDB) anda revoltado com a prefeita Adriane Lopes (PP). Durante a festa da colônia japonesa, o Undokai, ele desabafou dizendo que "pede, pede, pede", mas nunca é atendido em suas reivindicações relacionadas à Capital. Questionado sobre o fato de haver um emedebista em cargo-chave na administração municipal, Puccinelli garantiu que nem isso teve o aval dele. Youssif Domingos (MDB) é o atual secretário de Governo e Relações Institucionais de Campo Grande.

“Nada é de graça” – O vereador Rafael Tavares (PL) apresentou projeto de lei que proíbe o uso do termo “gratuito” em campanhas e materiais que divulguem serviços custeados com recursos públicos. A proposta determina o uso de expressões como “mantido com recursos dos contribuintes” ou “financiado com impostos municipais”.

Tudo claro - Na justificativo dele, “é fundamental que a população compreenda que nada vem de graça, que tudo tem um custo, e que esse custo recai sobre quem paga impostos”, disse o parlamentar. Em caso de reincidência, o projeto prevê multa de até 5% sobre o valor da campanha.

Repasse – Mantendo a tradição de incentivar eventos em todo o Estado, o Governo de Mato Grosso do Sul vai repassar R$ 1 milhão para a realização da 59ª Expoagro de Dourados, a 228 quilômetros de Campo Grande. O evento ocorrerá entre os dias 9 e 18 de maio e contará com shows das duplas Henrique & Juliano e Israel & Rodolffo.

Medalha do Papa – O presidente da Câmara Municipal, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), sancionou a criação da Medalha “Liderança Religiosa Humanitária Papa Francisco”. A honraria será concedida anualmente, na semana que antecede a Páscoa, a pessoas físicas ou jurídicas de qualquer credo que desenvolvam ações sociais e humanitárias relevantes em Campo Grande. Cada vereador poderá indicar até dois homenageados, mediante currículo e justificativa. A entrega ocorrerá em sessão solene, com despesas custeadas pela própria Câmara.

0 x 0 – A Câmara dos Deputados inicia nesta semana um esforço concentrado para votar, até quinta-feira (9), 21 projetos de lei. Um deles trata da redistribuição das cadeiras de deputados federais por estado, conforme exigência do STF após o Censo de 2022 apontar desequilíbrios na representação. Mato Grosso do Sul não ganhará nem perderá cadeiras.

Adeus companheira - A deputada federal Camila Jara (PT) lamentou publicamente a saída de Cida Gonçalves do comando do Ministério das Mulheres. Para ela, Cida cumpriu com coragem e sensibilidade a missão de reconstruir a pasta e defender a vida das brasileiras. "Militante histórica, a ex-ministra levou a Brasília a força de quem já fazia a diferença em Campo Grande, onde atuou na criação de redes de acolhimento e no enfrentamento à violência de gênero", disse.

Inclusão digital – O deputado estadual João Henrique (PL) apresentou o Projeto de Lei que propõe a criação de um programa de inclusão digital para idosos em Mato Grosso do Sul. O objetivo é capacitá-los no uso de tecnologias da informação e prevenir golpes virtuais. A proposta surge como resposta ao aumento de fraudes envolvendo descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas, conforme apontado pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Suporte - O projeto prevê cursos gratuitos, programas de segurança online, material educativo, suporte contínuo e infraestrutura adequada, com acesso a computadores e internet. Alunos de escolas estaduais de tempo integral também participarão do processo de ensino, promovendo a interação intergeracional.

Observatório – De autoria da deputada estadual Gleice Jane (PT), o Projeto de Lei propõe a criação do Observatório da Violência Política Digital contra Mulheres por Razões de Gênero ou Raça, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. A iniciativa visa monitorar, prevenir e combater práticas virtuais que dificultem ou impeçam a participação política de mulheres, especialmente negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIAPN+ e com deficiência.



Nos siga no Google Notícias