ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Em nova aposta, prefeitura vai renegociar dívida da dívida

Priscilla Peres | 03/07/2017 06:00

No bolso - Consumidores devem ficar atentos a conta de energia elétrica a partir deste mês, já que haverá incidência de cobrança extra. Além da bandeira tarifária amarela em julho, campo-grandenses terão que arcar com o pagamento retroativo da Cosip (Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública), que vai custar R$ 43 em média por cliente até abril de 2018.

Inadimplência – “Se for da minha vontade, a resposta é não. Isso tem levado a uma tradição de inadimplência com a prefeitura, porque as pessoas já esperam por esse benefício”, declarou o prefeito Marquinhos Trad (PSD), no dia 22 de junho, ao ser questionado se faria novamente refinanciamento de dívidas.

Voltou atrás – Uma semana depois, o prefeito mudou de opinião e enviou à Câmara Municipal projeto de lei que autoriza o município a reparcelar dívidas que já haviam sido renegociadas por meio do Refis (Programa de Conciliação Fiscal).

Apelo – “Foi um apelo da classe baixa e média que passam por dificuldades econômicas e que tinham feito parcelamento e deixaram de cumprir alguns meses”, justificou Marquinhos. “Eu já atrasei carnês no passado, depois pagava com juros e multas, e parcelava novamente. Quero dar a mesma oportunidade”.

No caminho - Goiás deve seguir os passos de Mato Grosso do Sul e reduzir o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do transporte do boi em pé. O vizinho Mato Grosso também já aderiu a mudança, motivada pelas recentes crises do mercado da carne que envolvem o principal comprador brasileiro, JBS.

Problemas - O impasse sobre a venda da Eldorado continua, com a chilena Arauco e a Fibria na concorrência. Porém, analistas de mercado afirmam que problemas com florestas, finanças e logísticas podem afastar interessados e derrubar o preço final a ser pago aos irmãos Batistas, que tentam vender seus ativos para gerar caixa.

Interesses – Outro obstáculo para a venda da gigante da celulose é o envolvimento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em posição conflitante já que é credor da Eldorado e terá que dar anuência para a venda e acionista da Fibria, interessada na compra.

Lado a lado - O deputado federal Luiz Henrique Madetta (DEM) tem acompanhado o primo e prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), nas suas agendas em Brasília (DF). De acordo com Mandetta, na quarta-feira (5) também estará presente na reunião de Trad no Ministério das Cidades.

Trilhos - Com relação à crise financeira e política no cenário nacional, o representante de Mato Grosso do Sul na Câmara dos Deputados, disse que a presidência da República é a locomotiva, tornando os estados vagões que andam no mesmo trilho. "Nós aqui somos parte dessa crise".

Denúncia - Mandetta disse que ainda não leu a denúncia do MPF (Ministério Público Federal) contra o presidente Michel Temer (PMDB), por corrupção passiva. Antes de votar junto com os demais 512 deputados, o parlamentar disse que vai analisar os argumentos da acusação e da defesa. "Vou ler porque é muita coisa que é fato e muita coisa que é boato. A sensação que a gente é que se não abrir a internet de 15 em 15 minutos parece que alguma coisa já mudou", destacou.

(Colaboraram Yarima Mecchi e Richelieu de Carlo)

Nos siga no Google Notícias