ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Jogo Aberto

Impasse sobre propriedade do autódromo continua

Jhefferson Gamarra, Nyelder Rodrigues, Adriel Mattos e Aletheya Alves | 13/11/2021 07:00
Reta de largada e chegada do autódromo de Campo Grande, onde fica a grade de separação da pista e dos boxes. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Reta de largada e chegada do autódromo de Campo Grande, onde fica a grade de separação da pista e dos boxes. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Ad aeternum – O imbróglio judicial para definir o “dono do autódromo” envolvendo a Prefeitura de Campo Grande e a empresa que administrou espaço parece nunca ter fim. Enquanto isso, o local saiu do “circuito” nacional e deixou de receber eventos nacionais do automobilismo.

Letras miúdas – Avaliado em R$ 80 milhões, o Autódromo Internacional de Campo Grande foi inaugurado em 2001, a partir de parceria com empresa que ficou responsável pela gestão do local, em contrato contendo várias cláusulas, como abrir o autódromo para eventos da prefeitura e repasse de porcentagem dos valores arrecadados com os eventos realizados. Apesar do contrato, a empresa administradora do espaço entrou em crise e decretou falência ainda na década de inauguração.

Ninguém larga o osso – Em 2009, foi proferido sentença favorável à prefeitura em 1ª e 2ª instância do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Descontente com a derrota, o autódromo conseguiu no STJ (Superior Tribunal de Justiça), o direito a recorrer da sentença, fazendo com que a incorporação do espaço ao patrimônio da prefeitura não fosse concretizada.

Hoje não! Hoje sim... – Em novembro de 2019, após novo reconhecimento judicial do TJ e em cumprimento à sentença do STJ, o autódromo voltou à posse da empresa gestora, mas outra decisão da Justiça desconsiderou a impugnação anterior e ainda determinou o prosseguimento da execução solicitada pela prefeitura.

Dramalhão – No ano passado, a trama judicial ganhou um novo capitulo, a defesa da empresa que geriu o autódromo entrou com novo recurso com o objetivo de reverter as decisões anteriores em favor da Prefeitura de Campo Grande.

Últimos capítulos? – O recurso, que talvez seja o último da temporada de batalha judicial, está pautado na 2ª Câmara Cível da Corte estadual, mas ainda longe de acabar definitivamente. O relator do caso, o desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho, apresentou em seu relatório parecer ao Executivo municipal, mas faltam ainda os votos do 1º e 2º vogal da ação.

Regimental – Inicialmente, o julgamento estava marcado para 7 de outubro, mas o mesmo acabou adiado por causa do pedido de vista do desembargador e 1º vogal, Marcos André Nogueira Hanson. Duas novas tentativas de julgamento foram marcadas para os dias 26 de outubro e 9 de novembro, mas em ambas oportunidades, o desembargador renovou o pedido de vista. Agora o recurso foi inserido na pauta de julgamento do dia 23 de novembro. Veremos!

Ela voltou – O Ministério da Saúde recebeu nesta semana um novo carregamento da vacina da Janssen. O imunizante contra a covid-19, de dose única, foi usado em estudo na região de fronteira em Mato Grosso do Sul e ajudou a frear a pandemia, que agora, tem registrado cada vez menos casos e mortes.

Pantanal – Manifestantes se reuniram na sexta-feira (12) em Campo Grande para fazer um ato em defesa do Pantanal. A data coincide com a morte de Francisco Anselmo de Barros, que ateou fogo ao próprio corpo em protesto contra a instalação de usinas de álcool na região, em 2005.

Mobilizar – Para a jornalista Dalila Julião Martins, de 30 anos, é preciso fazer com que a sociedade se mobilize para evitar cenas como as registradas em 2020, quando a região foi devastada por incêndios. “A boiada está passando. Precisamos do Pantanal. Precisamos que as pessoas ajudem, nem que seja pela internet”, disse.

Nos siga no Google Notícias