ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

Mochi recomenda mais debate sobre projetos da Assembleia

Marta Ferreira | 28/09/2017 06:00

Recomendação - Depois de os deputados recuarem do projeto que tinham aprovado, alegando que não tinham as informações e dados da sociedade civil sobre o tema, antes da votação, o presidente da Assembleia, Junior Mochi (PMDB) fez uma recomendação aos colegas. Disse que as comissões devem consultar os segmentos envolvidos antes de levar proposições ao plenário.

Sob pressão - Mochi se referiu ao projeto sobre a forma usada pelo empresariado para a cobrança de inadimplentes. Inicialmente foi aprovado que o devedor deveria receber uma carta de aviso antes de ser negativado. O Executivo vetou a proposta, que, ao voltar para a Casa, foi arquivada, debaixo de muita pressão dos empresários.

No aguardo – O líder do Governo, Rinaldo Modesto, ainda não pediu regime de urgência no Refis proposto por Reinaldo porque ainda aguarda o envio da emenda que vai trazer mudança no projeto. O pedido dos empresários é que seja possível parcelas os débitos com desconto de 90% nos acréscimos.

Questionamento – O presidente da Assembleia e outros deputados querem saber do governo porque houve tanta diferença entre a avaliação provisória e a definitiva dos índices de repasse do ICMS para os municípios. Chegou a dizer que tem prefeitura que não vai dar conta de pagar seus compromissos, entre eles salários de servidores.

Explicação – O deputado informou que acesso aos critérios para definição dos valores, já que recebeu muitas reclamações dos prefeitos. Um desses prefeitos é o de Costa Rica, Waldeli Rosa (PR), que já anunciou: vai à justiça pedir revisão dos repasses. Em tempo: Waldeli é pré-candidato ao governo em 2018.

Teoria - A abertura de um inquérito civil sobre um fato que ocorreu em 2015 é "estratégia" para desgastar sua imagem, disse o ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP). A investigação a qual se refere é sobre o projeto de financiamento com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), para o Reviva Centro, proposta que o ex-chefe do Executivo alterou sem pedir autorização da Câmara, o que é obrigado por lei.

Tudo certo- O ex-prefeito defende que a ação em sua gestão foi dentro da legalidade, se baseando, inclusive, no fato de que seu sucessor, prefeito Marquinhos Trad (PSD), assinou o contrato para o projeto, que tem o valor de U$ 56 milhões, este ano.

E os outros? - "Vejo ações deste tipo contra mim o tempo todo", disse, questionando o por que a situação é diferente com outros órgãos e autoridades. O exemplo dado por ele foi a própria Câmara, que ano passado, quando vivia às turras com ele, aprovou a suspensão da cobrança da taxa de iluminação por seis meses. A atitude foi considerada inconstitucional pela Justiça, que determinou o retorno da cobrança. Mesmo a medida sendo colocada como irregular, até agora, nenhuma ação contra a casa de leis foi adotada.

Luto - O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), estava bastante sentido ontem durante compromisso oficial, depois de saber da morte do médico Syrzil Wilson Maksoud, aos 94 anos. O médico, dono do primeiro registro no CRM em Mato Grosso do Sul, era primo distante de Marquinhos.

Memória familiar - Ao falar do primo, o prefeito comentou uma curiosidade sobre o nome diferente de Syrsil. Segundo ele, os pais queriam homenagear tanto o país de origem da família, a Síria, quanto o Brasil. 

(Com Leonardo Rocha, Mayara Bueno e Anahi Gurgel)

Nos siga no Google Notícias