ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
ABRIL, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

MP arquiva caso de morte de estuprador em ação policial

Por Silvia Frias, Kamila Alcântara e Ketlen Gomes | 27/04/2026 06:00
MP arquiva caso de morte de estuprador em ação policial
Após matar menina, Marcos William chegou a dar apoio ao pai dela durante as buscas (Foto/Arquivo)

Fim - O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) arquivou o inquérito policial que investigava as circunstâncias da morte de Marcos Willian Teixeira Timóteo. No dia 28 de agosto de 2025, ele foi morto a tiros na região do Inferninho, na saída para Rochedo, em caso envolvendo dois policiais do GOI (Grupo de Operações e Investigações). A medida foi publicada no Diário Oficial do ministério desta segunda-feira, assinada no dia 22 de abril pelo promotor José Arturo Bobadilla. Com isso, os policiais não responderão criminalmente pelo fato.

Comoção – Quando foi morto a tiros, Marcos William estava sendo procurado pelo estupro e pela morte de uma menina de 6 anos, em caso ocorrido na Vila Carvalho. Imagens de câmera de segurança mostram que a menina saiu de casa acompanhada pelo homem, na manhã do dia 27. O corpo foi encontrado durante a madrugada do dia seguinte, dentro do banheiro da casa de Marcos, enrolado em um cobertor, com sinais do abuso sexual. Antes de ser apontado pelo crime, ele havia passado a tarde anterior com o pai da criança, que estava em busca da filha.

Prazos – No extrato do arquivamento, o MPMS não detalha o motivo, mas explica que a decisão pode ser revertida em eventual nova investigação. A família de Marcos William pode contestar a medida em prazo de 30 dias, contados a partir da publicação do edital, tendo que apresentar as razões do inconformismo, eventuais fatos novos ou testemunhas que possam elucidar os fatos.

Quem está aí? - O PSDB de Miranda conseguiu um feito curioso: entregou a prestação de contas de 2025 depois que o próprio diretório já tinha deixado de existir. Com isso, a Justiça Eleitoral travou o processo e quer saber quem, afinal, está falando em nome do partido. O juiz Alysson Kneip Duque deu 10 dias para apresentar explicações, sob o risco de arquivamento por irregularidade básica. Apesar de não ter ninho local, o prefeito da cidade, Fábio Florença, ainda pertence ao PSDB.

Rehab – Com dispensa de licitação, o governo de Mato Grosso do Sul firmou um termo de fomento para repassar R$ 90 mil à Comunidade Terapêutica Esquadrão Resgate Siloé, com a justificativa de executar um projeto voltado ao apoio de famílias de dependentes químicos. O recurso será pago em parcela única pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) e usado em oficinas e encontros para tentar reduzir recaídas e fortalecer vínculos, com prazo de oito meses. O extrato publicado no Diário Oficial do Estado não detalha critérios de escolha da entidade nem como será feita a fiscalização do uso do dinheiro público.

Lembrança -O deputado estadual Gerson Claro (PP) conseguiu ressignificar a passagem esportiva por Ponta Porã neste fim de semana. No sábado (25), ele participou, juntamente com a esposa, Kátia Bernardo, e a primeira-dama Estado, Mônica Riedel, do 1º treinão preparatório para a 4ª Corrida dos Poderes, que marcou o início da programação do evento, a ser realizado em novembro. Antes da largada, lembrou que, há alguns anos, quebrou a costela em um incidente durante a inauguração de campinho no município.

Filiais - “Esse ano vamos fazer esse treinão e com certeza vai ser um sucesso”, disse durante o discurso. O evento reuniu cerca de mil participantes, o que animou o deputado a dizer que era possível até realizar a Corrida dos Poderes em cidades do interior, incluindo, claro, Ponta Porã no roteiro.

Cartilha contra corrupto - A Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul entregou ao Tribunal de Justiça um manual que, na prática, funciona como um “guia anticorrupção” dentro do serviço público. O material ensina como criar regras internas para evitar fraudes, organizar melhor os processos e ter mais controle sobre o que acontece dentro dos órgãos, desde decisões administrativas até uso de dinheiro público.

Perfil do criminoso - A ideia é mostrar como identificar riscos, criar canais de denúncia e estabelecer padrões de comportamento para servidores. Parece básico, mas nem sempre isso existe ou funciona de verdade. Por isso, o manual pode ajudar a colocar ordem na casa. O problema é que, sem fiscalização e sem vontade de aplicar as regras, tudo isso vira só papel bem escrito.

Na fronteira – Nova etapa do programa Brasil Digital colocou Corumbá e Ponta Porã no radar da expansão da TV pública, com implantação já em andamento. Com a escolha das duas cidades sul-mato-grossenses, o acesso aos canais do governo federal chega à fronteira com o Paraguai e Bolívia. A iniciativa vai alcançar mais 59 municípios em 16 estados para fortalecer a comunicação governamental em áreas sensíveis.