ACOMPANHE-NOS    
JANEIRO, DOMINGO  17    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Na Afonso Pena, cartaz expõe entranhas do vício em drogas

Por Nyelder Rodrigues, Marcos Rivany e Leonardo Rocha | 30/12/2020 06:00
Cartaz achado no Centro de Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)
Cartaz achado no Centro de Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)

Drama urbano - No fim de ano da pandemia, apesar dos riscos, a presença de dependentes químicos em trechos do Centro de Campo Grande continua visível até quando essas pessoas não estão presentes. Imagem de placa de papel encontrada pela coluna mostra isso.

A mensagem - No papelão, o autor revela o flagelo de quem foi vencido pelo consumo de substâncias químicas. "Sou dependente químico, prefiro pedir do que fazer erado (sic)", diz o recado encontrado em plena Afonso Pena, perto do edifício Dona Neta.

Não tá fácil - Em tempos  de pandemia, o que mais tem é gente se virando como pode. A situação é tão grave que a coluna recebeu a informação de consumidor fazendo "vaquinha" virtual até para pagar as contas do mês, como aluguel e energia elétrica.

Quanto - No caso em questão, a pessoa precisa de R$ 2 mil e abriu a ação entre amigos num site especializado. Diz precisar do valor para pagar três meses de aluguel em atraso, R$ 200 de conta de luz e ainda comprar fralda para o filho. Até ontem, não havia doações.

Lista - A Assembleia Legislativa divulgou balanço mostrando que dos projetos aprovados pelos deputados estaduais, 147 se tornaram leis em 2020, com a sanção pelo Executivo. Entre os grupos e setores contemplados com as medidas legais aparecem todo o tipo de grupo beneficiado, de crianças, a idosos,  de estudantes a pessoas com deficiência.

Pré-campanha - Perto de vencer o mandato como vereador pelo PSL, Vinicius Siqueira segue investindo em sua presença digital e deixa claro que, virando o ano, ao invés de assimilar a perda da cadeira, vai partir para a ofensiva, pensando no futuro.  Afinal, 2022, quando haverá eleição novamente, está logo ali.

Ambição - Vinicius, nesta eleição, por pouco não perdeu a candidatura à prefeitura de Campo Grande para o colega de partido Loester Carlos, o "Tio Trutis", deputado federal (PSL). As conversas ouvidas pela coluna indicam que o quase ex-vereador, que é servidor do Poder Judiciário, quer mesmo tentar vaga na Câmara Federal,

O clone - Desavisados foram devidamente comunicados em grupos de WhatsApp pelo deputado estadual Gerson Claro (PP) para não cair em pegadinhas envolvendo ele ou sua mulher. É que o celular dela foi clonado e solicitações indevidas podem ser feitas.

Ajuda - Conversas via Whasapp captadas durante a operação Omertá mostram que, durante a campanha de 2018, quando o juiz aposentado Odilon de Oliveira foi candidato ao governo de Mato Grosso do Sul pelo PDT, o policial federal afastado Everaldo Monteiro de Assis, o "Jabá", agiu como emissário pedindo apoio do "Rei da Fronteira", Fahd Jamil. "Jabá"! está preso desde setembro de 2019.

Ele não vai - No diálogo, o favor solicitado é a interlocução com veículo de imprensa paraguaio para evitar a publicação de matéria negativa para o magistrado. Em dado momento, o policial marca conversa em Ponta Porã sobre o tema e informa que "o juiz" não poderá ir, mas diz que estaria presente.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário