ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Jogo Aberto

Pânico não ajuda, alerta Riedel sobre prevenção a vírus

Marta Ferreira | 20/03/2020 06:00
Agência bancária na Afonso Pena ficou lotada ontem. (Foto: Marcos Maluf)
Agência bancária na Afonso Pena ficou lotada ontem. (Foto: Marcos Maluf)


Respira – O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, participou da  duas transmissões ao vivo feitas por autoridades do governo estadual ontem, para atualizar as informações sobre medidas que estão em adoção contra o avanço da pandemia de novo coronavírus. Em uma delas, alertou as pessoas que o pânico não ajuda neste momento.

Não vai fechar -  Riedel chamou atenção, por exemplo, para a correria aos bancos, que provocou muita reclamação de clientes, em razão das restrições na entrada às agências, para evitar aglomerações. Segundo ele, não há necessidade disso, pois são serviços essenciais e não há, por ora, previsão de fechamento.

Tempo livre - Até em grupo de tucanos no WhatsApp decreto de calamidade fake do governo de Mato Grosso do Sul circulou nesta quinta-feira. Alarmista, o texto foi “inventado”, mas acabou deixando marcas evidentes das falhas, como por exemplo o nome de prédios que nem existem por aqui.

Pito virtual - O compartilhamento da medida falsa rendeu bronca a integrante do grupo. "Amigos, cuidado com postagens falsas. Vamos checar sempre a fonte", pediu o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Desmentido – Em tempos de pânico com a pandemia de novo coronavírus, o decreto falso circulou muito rapidamente. Exigiu publicação de esclarecimento pela assessoria de imprensa do governo, porque até quem está acostumado a lidar com o recebimento de informações oficiais, os jornalistas, se confundiu.

Hoje – Anunciado ontem pelo governador Reinaldo Azambuja, o decreto verdadeiro tem previsão de sair nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial do Estado. Vai ser decretado estado de emergência e ainda solicitado, para aprovação da Assembleia Legislativa, o reconhecimento de situação de calamidade pública, a exemplo do que fez o governo federal.

Férias frustradas – O procurador-geral do Município de Campo Grande, Alexandre Ávalo, estava com o período de descanso marcado, entre 25 de março e 6 de abril. Pediu para cancelar, em razão da emergência de saúde que o mundo vive.

Mais importante – À coluna, Ávalo afirmou que decidiu voltar ao trabalho por entender que o momento pede. “O interesse público é muito mais importante do que o pessoal, tirar férias”, comentou.

Corrido – E tem muito trabalho mesmo. Nos últimos dias, a prefeitura de Campo Grande editou pelo menos uma dezena de medidas na tentativa de enfrentar o aumento dos casos da doença surgida na China.

Análise – A procuradoria é consultada porque as alterações no andamento da cidade precisam de respaldo. Um dos exemplos foi a decisão de entregar kit de merenda escolar para os alunos, das escolas municipais, em razão da suspensão das aulas. A saída achada foi restringir aqueles que vem de famílias atendidas pelo Bolsa Família, portanto em situação de vulnerabilidade.

Nos siga no Google Notícias