ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Procuradora do interior de MS estreia na Lava Jato

Ângela Kempfer, Humberto Marques e Jones Mário | 21/06/2019 06:00

Promoção - Procuradora de Mato Grosso do Sul foi convocada para reforçar a força-tarefa da Operação Lava Jato no Ministério Público Federal de SP. Paloma Alves Ramos atua em Naviraí e deve ser transferida ainda no final de junho.

Desistência - Enquanto o STF (Supremo Tribunal Federal) não julga a reclamação apresentada por Edson Giroto, que tenta deixar a cadeia, a única movimentação no processo é a saída de quem teve melhor sorte e já está em liberdade. No último dia 19, o ministro Alexandre de Moraes homologou a desistência do recurso de três pessoas.

Livres – Segundo o advogado Valeriano Fontoura, deixaram o pedido de liberdade Beto Mariano, sua filha Mariane Mariano e Rachel Giroto, esposa do ex-secretário de obras. Todos em liberdade. Seguem presos Edson Giroto e o cunhado.

Medo – Temida pelos poderosos, a 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande perdeu desde novembro de 2017 o monopólio de julgar os crimes contra lavagem de dinheiro. A Vara ficou conhecida por ser especializada “em crimes de lavagem de dinheiro, ocultação de bens e valores e crimes contra o Sistema Financeiro Nacional”.

Políticos e traficantes - Agora, a 3ª Vara compartilha o julgamento dessa modalidade de crime, que atrai muitos políticos e traficantes, que precisam esconder a origem “suja” do dinheiro, com a 5ª Vara da Justiça Federal.

Normal – O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) parece tranquilo em relação ao esvaziamento de parte do lago do Parque das Nações Indígenas, que passa por obras de desassoreamento. “É normal a retirada de toda água nesse momento. Se retira a água, depois faz as bacias de contenção, ajeita tudinho para depois recolocar a água. A água só volta com o lago na sua condição correta”, disse ontem, na sede da PMA (Polícia Militar Ambiental).

Pero no mucho – Na avaliação do tucano, “o lago só chegou nessa situação porque não teve nos anos anteriores as obras nas bacias de contenção. O sedimento desceu para dentro do lago e acabou com ele”. Uma das fases da obra no cartão-postal de Campo Grande promoveu o escoamento das águas do primeiro nível ao segundo nível, para permitir a entrada de escavadeiras hidráulicas.

Mapa-múndi - Botsuana está de volta ao continente de origem. Dois dias depois de autorizar viagem do delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Adriano Garcia Geraldo, para participar de curso em “Botsuana, Estados Unidos”, o governo estadual republicou ato e definiu que o workshop será mesmo no país africano, a pelo menos 14 mil quilômetros de distância do território norte-americano.

Surpresa – Geraldo Resende disse ter se surpreendido com o cenário da Saúde Estadual após assumir a pasta do setor no governo de Reinaldo Azambuja. Embora afirme que, nos 16 anos no Congresso, acompanhou as demandas do Estado, revelou que “os problemas são muito maiores do que o dimensionado, mas isso dá mais motivação para continuar a trabalhar”.

Imerso – Geraldo também afirma que vem recebendo “vários apelos de lideranças de Dourados” para disputar a prefeitura em 2020, porém, além de sustentar que “o processo sucessório deve ser discutido a partir de março do ano que vem”, garante que pretende cumprir com o “compromisso muito forte com o governador” e seguir na SES até 2022.

Nos siga no Google Notícias