ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEGUNDA  04    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

Roupa Nova jura que não entendeu vaias à Soraya

Por Ângela Kempfer | 04/08/2025 06:00



Anormal - Após o episódio de vaias à senadora Soraya Thronicke (Podemos) durante o show realizado no sábado (2) em Campo Grande, Ricardo Feghali, da banda Roupa Nova, se manifestou nas redes sociais dizendo que isso nunca havia acontecido com o grupo. "Todo mundo começou a vaiar, e a gente não entendeu, a princípio que não dá pra ver que a luz fica na nossa cara, aí ela disse o nome, que era a senadora”, revelou. A banda reforçou que não tomou partido político e que costuma abrir espaço para todos nas interações com o público: “A gente deu espaço pra todas as pessoas, sempre a gente dá, tá bom? Então eu queria só esclarecer isso, pra não parecer que a gente tomou partido”.

Sem educação - Soraya também se manifestou nas redes sociais e criticou a reação. “Parte da população perdeu a noção e o respeito”, ao vaiar uma representante do Estado em um evento público. e afirmou que virou “moda atacar quem faz” e que muitos preferem seguir críticas antigas sem considerar os resultados atuais de seu mandato. Na publicação, defendeu que discordâncias são legítimas, mas que o respeito deveria prevalecer. Fato é que, depois que a senadora se virou contra Bolsonaro, perdeu boa parte doa migos por aqui.

Da Capital à Ásia - A segunda-feira (4) vai ser agitada para governador Eduardo Riedel (PSDB). Logo cedo ele participa do evento de lançamento do pacote de obras em comemoração ao aniversário da Capital, organizado pela Prefeitura. Depois, segue direto para o aeroporto, onde embarca para missão internacional na Ásia. No caminho, vai tentar um tempinho para trocar de roupa e evitar encarar horas de voo vestido com blazer.

Capivarando - A capivara já virou estrela internacional, além de símbolo de capitais como Campo Grande e Curitiba. Mas a deputada federal Camila Jara (PT) jura que, no fim de semana, o presidente Lula usou o bichinho para homenagear Mato Grosso do Sul. Nas redes sociais, ela postou uma foto dele com meias com estampa de capivaras durante encontro nacional do Partido dos Trabalhadores.

Tabata em MS - A primeira semana após o recesso parlamentar marca a retomada da agenda cheia na Assembleia Legislativa, já com audiência pública e solenidade. Um dos debates será na quinta-feira, a partir das 13h, e envolve a Comissão Especial do Plano Nacional de Educação, que contará com a presença da deputada federal Tabata Amaral (PSB).

Medalha, medalha - Mas claro, não ficou de fora da agenda de reestreia um clássico do Legislativo: entrega da medalha. Desta vez, será do "Mérito Advocatício Jorge Antônio Siufi". A solenidade será na noite de sexta-feira, no Plenário Júlio Maia. A proposição partiu do deputado Lídio Lopes (sem partido). A medalha leva o nome do advogado conhecido também por ter escrito a letra do hino do estado de Mato Grosso do Sul, juntamente com Otávio Gonçalves Gomes.

Repeteco - O povo da polêmica mal voltou ao serviço e já colocou para tramitar proposta que tem corrido o Brasil e que sempre gera bate-boca. O deputado estadual Carlos Alberto David (PL) protocolou na sexta-feira PL que autoriza o Governo de Mato Grosso do Sul a agir de forma imediata em casos de invasões a imóveis públicos ou privados, urbanos ou rurais. No ano passado ele tentou vingar a mesma ideia.

Tolerância nada - A proposta permite a desocupação em até 24 horas após notificação extrajudicial e prevê a exclusão dos invasores de programas sociais estaduais. O texto estabelece exceções para situações autorizadas por órgãos como o INCRA ou em processos de desapropriação de terras improdutivas, mas adota postura de tolerância zero diante de ocupações sem respaldo legal.

Invisíveis - A falta de políticas públicas estruturadas voltadas à população com deficiência nos municípios de Ponta Porã, Antônio João e Aral Moreira levou o Ministério Público de Mato Grosso do Sul a abrir três procedimentos administrativos. A medida quer que as prefeituras cumpram as exigências previstas em leis federais e estaduais que seguem sendo negligenciadas. As administrações municipais foram notificadas e têm 20 dias úteis para comprovar documentalmente se tais estruturas existem e estão em funcionamento.

Aula aberta - A Faculdade de Direito da UFMS realiza, no dia 7 de agosto, a aula inaugural do segundo semestre de 2025 com o tema "Os Direitos Fundamentais e o Direito do Trabalho", ministrada pelo juiz do Trabalho André Luis Nacer de Souza. O evento, aberto à comunidade, acontece às 19h no auditório 1 do Complexo Multiuso 1, na Cidade Universitária, como parte da campanha "Eu Respeito", que neste mês aborda a temática da Profissão.