ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Jogo Aberto

Segurança tem plano contra atritos no dia 7

Marta Ferreira | 29/09/2018 07:00

Precaução – As forças de segurança estaduais estão finalizando o plano para garantir que o eleitor vote em paz no próximo dia 7 de outubro. Como ocorre em todas as votações, todo o efetivo estará envolvido. A previsão é que plano será divulgado na próxima quinta-feira, 4 de outubro.

Preocupação extra- Com mais de 1, 8 milhão de eleitores para votar, parte em regiões de difícil acesso, a operação eleição já é trabalhosa em anos “normais”. Neste existe um componente a mais, que é o clima acirrado em relação à disputa para presidente, que está impondo cuidado extra às autoridades do setor, como apurou a coluna.

Cautela – Uma das preocupações, compartilhada por mesários que vão atuar na votação, como a coluna já mostrou, é em relação a atritos entre os grupos que polarizam a disputa. Nesse sentido, a orientação é a mesma: que as pessoas evitem provocações, que podem vir até de uma simples camiseta identificando apoio a esse ou aquele candidato.

Números - Dos 541 candidatos registrados para as eleições em Mato Grosso do Sul, 33 já saíram da disputa. A maior parte deles, 20, ou 60% simplesmente pediram renúncia da disputa. Outros 13 tiveram a candidatura indeferida.

Paz e amor - Depois de debates mais acirrados entre os candidatos, Marcelo Bluma (PV) chegou alegre e puxou conversa com Junior Mochi (MDB) e Reinaldo Azambuja (PSDB), durante sabatina na OAB-MS, nesta sexta-feira. O clima estava tranquilo entre os adversários, que preferiram manter tom mais ameno para apresentar as propostas aos advogados.

Por último – O candidato do PDT, o juiz Odilon de Oliveira, chegou atrasado ao evento. Diante disso, teve uma explicação rápida, do presidente da OAB, sobre as regras da sabatina. O combinado é de não houvessem ofensas e acusações aos demais adversários, já que o modelo do evento não era de debate.

Processo legal - O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) fez questão de dizer na sabatina aos advogados, que é preciso dar "ampla defesa e direito ao contraditório" para todos os cidadãos. "Não é um picareta que fraudou o Brasil, que vai manchar minha história de vida pública", disse em relação às afirmações feitas na delação da JBS.

“Deu certo”- Como exemplo de providência para evitar casos de corrupção ou questionamentos, o candidato do MDB ao governo Junior Mochi (MDB), lembrou do primeiro concurso da Assembleia. "Já quando foi montada a comissão do concurso, pedi a participação de um integrante do MPE e outro da OAB-MS, para que acompanhassem todas as ações. Foi um processo com lisura, sem qualquer denúncia".

Vizinhos - Investigado por suspeita de irregularidades durante sua gestão à frente do Banco Cidadão, instituição pública de microcredito, o candidato a deputado federal Wilton Acosta mora literalmente do lado do órgão que tem desenvolvido as principais operações contra a corrupção no Estado, o Gaeco. Para chegar ao condomínio onde ele vive, é só virar uma rua.

Pulando etapas - Na nota que enviou à imprensa para se defender, o próprio Wilton errou a cargo está concorrendo nas eleições deste ano. O texto fala em Senado, mas ele disputa uma vaga de deputado federal.

(Com Leonardo Rocha e Humberto Marques)

 

 

Nos siga no Google Notícias