ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Arquitetura

Bar é ninho gigante com 30 toneladas de madeira na fachada e 45 mil garrafas pet

Grous terá música sertaneja, rock, samba e eletrônica e será inaugurado hoje em Campo Grande

Alana Portela | 23/05/2019 08:27
Grous Bar tem uma arquitetura inspirada no surrealismo e fica na rua Antônio Maria Coelho de Campo Grande (Foto: Kisie Ainoã)
Grous Bar tem uma arquitetura inspirada no surrealismo e fica na rua Antônio Maria Coelho de Campo Grande (Foto: Kisie Ainoã)

Com um design que mistura o rústico, místico e sustentável, o Grous Bar quer ser o “ninho” da música em Campo Grande. O lugar que chama atenção no Jardim dos Estados será inaugurado hoje (23), às 19 horas para convidados e amanhã para o público.

Para criar um clima inusitado, os proprietários investiram em 30 toneladas de madeira garapeira trazidas de Mato Grosso e 45 mil garrafas pet para recriar a essência da ave japonesa que dá nome ao local. Por fora, madeiras instaladas de forma aleatória representam o berço do pássaro, e por dentro as decorações do teto são o peito do grou, ave que para o povo japonês simboliza sorte, paz, saúde, longevidade, fortuna e felicidade.

Foram 90 dias de trabalho para montar uma ideia diferente, no espaço localizado na rua Antônio Maria Coelho. O corre corre virou rotina do arquiteto Luís Pedro Scalise que desenhou cada detalhe minuciosamente. 

Antônio é um dos sócios do Grous e conta como surgiu a ideia de criar um bar com temática diferente (Foto: Kisie Ainoã)
Antônio é um dos sócios do Grous e conta como surgiu a ideia de criar um bar com temática diferente (Foto: Kisie Ainoã)

“A estrutura foi pensada pelo arquiteto, de fazer um bar em formato de ninho e na parte de dentro usar garrafas, imitam o peito da ave. Tudo feito com materiais recicláveis que seriam jogados na natureza. Como temos outros empreendimentos, nós mesmos juntamos as garrafas para a obra”, diz o empresário Antônio Meneghini que abre o espaço ao lado dos sócios Rafael Santana, Pedro Meneghini e Everton Candido.

Cada detalhe foi “casado” com a proposta da ave. Na fachada, as madeiras estão pregadas nos pilares e no teto. No período noturno os refletores são ligados e dão uma iluminação mais avermelhada no lado externo. A intenção é fazer do bar o ninho da música, com artistas tocando canções raiz de terça a domingo.

Para o arquiteto Luis Pedro Scalise o desafio foi criar a iluminação do Grous. “Como a ideia é aderir vários tipos de músicas raiz, criamos essa atmosfera surreal. As cores âmbar, branca, amarela, vermelha e preta fazem referência ao pássaro e quando as luzes batem no teto fica mais fácil de perceber. As garrafas criam tons na iluminação”, disse.

O espaço é rico em detalhes que fazem lembrar a ave grou  (Foto: Kisie Ainoã)
O espaço é rico em detalhes que fazem lembrar a ave grou (Foto: Kisie Ainoã)
Os lustres e o balcão têm penas cenográficas fazendo referência a cor do pássaro (Foto: Kisie Ainoã)
Os lustres e o balcão têm penas cenográficas fazendo referência a cor do pássaro (Foto: Kisie Ainoã)

Mesas e cadeiras foram criadas justamente para apresentar também um ambiente meio rústico. As “ripinhas” nos encostos dos assentos combinam com as madeiras que estão espalhadas até no teto da sacada, porém seguindo um padrão de continuidade.

Dentro do bar, o ambiente muda e torna-se meio místico com tonalidades escuras do papel de parede. As 45 mil garrafas pet foram vitrificadas, pintadas e colocadas no teto, atrás do balcão de atendimento e na parede do palco onde ocorrerão os shows.

Partindo do conceito inovador, Scalise relata que todas as garrafas foram pintadas e colocadas meticulosamente em cada centímetro. As pet na cor âmbar contém um detalhe a mais, com um contorno escuro nas bases. “Essa particularidade é como se fosse os olhos do pássaro. Todas as garrafas foram pintadas aqui e quando iluminadas ficam com uma tonalidade diferente”, explica.

Cinco lustres foram criados por Scalise, com penas cenográficas que lembram a plumagem branca da ave. O balcão de atendimento também complementa o cenário, com penas fakes em cores amarelas. Na parede ao lado do palco, 17 pratos foram pintados, cada um com uma parte do pássaro, e grudados para chamar a atenção quando as luzes se acenderem. “Mostra a cabeça, olho e bico da ave. A noite as luzes facilitam a visualização”, comenta o arquiteto.

Outro detalhe desse ninho gigante são os relevos em forma de cipós espalhados nas paredes do bar. “São imitações de galhadas, como se o ninho tivesse escorado em um tronco de árvore e abraçando o berço da ave”, conta.

17 pratos foram pintados para mostrar a ave (Foto: Kisie Ainoã)
17 pratos foram pintados para mostrar a ave (Foto: Kisie Ainoã)

Na pia do banheiro feminino há várias long neck coladas nas paredes e com luzes que as fazem brilhar. Três dos cascos são usados como torneira para lavar as mãos e podem ser usadas para tirar fotos descontraídas, como se a pessoa estivesse bebendo a cerveja no bico.

No bar serão comercializadas apenas bebidas e porções. Um ponto importante é que apesar do espaço ser feito todo com madeiras e garrafas que são materiais inflamáveis, os proprietários garantem que tudo foi trabalhado com produto anti-chamas para evitar incêndios. “Tivemos que passar em todo o bar e depois foi vistoriado pelo Corpo de Bombeiros, por segurança”, fala o arquiteto.

Inauguração - O Grous Bar será inaugurado nesta quinta-feira e contará com duas apresentações musicais, a partir das 19h. Quem faz a estreia são Rafa e Leo, Marcos e Adriano. Hoje o evento é fechado, mas a partir de amanhã já recebe ao público.

O bar contará com uma programação variada. Terças, quintas e sábados as apresentações musicais são voltadas para o ritmo sertanejo. Nas quartas e sábados é a vez da galera do rock aproveitar o som. Nos domingos os shows serão de samba raiz ou eletrônico.

A entrada também vai variar conforme os dias. De terça a quinta o valor cobrado será R$ 7, enquanto nas sextas, sábados e vésperas de feriado é R$ 10.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram

Confira mais fotos na galeria.

A área de fora é forrada com madeiras garapeira e deixa o espaço com uma decoração rústica (Foto: Kisie Ainoã)
A área de fora é forrada com madeiras garapeira e deixa o espaço com uma decoração rústica (Foto: Kisie Ainoã)

Confira a galeria de imagens:

  • (Foto: Kisie Ainoã)
  • (Foto: Kisie Ainoã)
  • (Foto: Kisie Ainoã)
  • (Foto: Kisie Ainoã)
  • (Foto: Kisie Ainoã)
  • (Foto: Kisie Ainoã)
  • (Foto: Kisie Ainoã)
Nos siga no Google Notícias