ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Arquitetura

Stephani prova que dá para ter jardim dos sonhos em casa alugada

Sem medo de mudanças e sem gastar uma fortuna, ela conquistou jardim aproveitando até planta jogada fora

Thailla Torres | 16/01/2023 06:40
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Enquanto tem gente que prefere não tirar um prego do lugar ao morar de aluguel, Stephani Demczuk jamais teve resistência em modificar ou investir em sua casa alugada. Há 7 meses, ela vem transformando o espaço com cores e plantas que a fazem se identificar com cada cantinho, e prova todos os dias que dá para fazer mudanças sem sofrimento, principalmente na jardinagem.

”Quando cheguei no jardim tinha apenas grama e cinco exemplares de ixora amarela. O cenário era meio triste, na minha opinião. Um bom espaço, com grande potencial, mas mal aproveitado. Mas um dos principais motivos pelo qual eu aluguei essa casa foi pelo espaço de jardim. É importante pra mim ter uma área verde. Eu também sabia que meus gatos iam sentir menos a mudança se eles pudessem continuar a ter uma área externa parecida com a da casa antiga”, explica.

Quando se mudou, Stephani contou com ajuda do amigo Danilo Jovê para transformar o jardim. (Foto: Arquivo Pessoal)
Quando se mudou, Stephani contou com ajuda do amigo Danilo Jovê para transformar o jardim. (Foto: Arquivo Pessoal)

Claro que as mudanças precisam ser mais cautelosas quando o imóvel é alugado, destaca Stephani, mas jardinagem não é uma alteração definitiva, então não há impedimentos. “Ganhei muitas mudas, procurei bons preços pela cidade, fui plantando devagar...  E sim, eu acho que o jardim transforma a casa. Ainda que eu não utilize tanto o espaço externo por causa da correria do dia a dia, olhar pra área verde me traz paz de espírito”.

O inspirador é que o jardim é 100% ‘mão na massa’. “Mãos minhas e do meu amigo Danilo Jovê", destaca. "Quando eu mudei, ele me trouxe muitas mudas e me ajudou com a parte mais pesada do processo. E isso significou muito pra mim, foi a construção de um momento e o fortalecimento de uma amizade. Me emociona muito lembrar toda a mobilização que ele fez naquele dia pra me ver feliz”, lembra.

Ao olhar cada detalhe no jardim que hoje deixa amigos e seguidores nas redes sociais encantados, Stephani destaca que o espaço representa para ela um recomeço. “Uma nova fase. Quando cheguei nesta casa há sete meses, eu, assim como esse jardim, era mais triste que hoje.  O jardim ensina que com cultivo e cuidado, tudo prospera. O jardim é uma terapia, e, também, um exercício de paciência e dedicação. Hoje eu tenho 27 tipos diferentes de plantas ornamentais e 7 comestíveis”.

Esse é o antes do jardim, triste e mal aproveitado.
Esse é o antes do jardim, triste e mal aproveitado.
Esse é o depois, com inúmeras plantas e cores que se misturam com o verde.
Esse é o depois, com inúmeras plantas e cores que se misturam com o verde.

Em seu Instagram, um dos vídeos mais incríveis, mostra Stephani aproveitando cortes de cactos deixados em uma caçamba, assim como as mudinhas doadas por amigos. “Eu vejo esse sistema de trocas como uma possibilidade de cultivo com baixo investimento. Algumas plantas são bastante caras, mas hoje em dia, não acho que isso seja o motivo pra não ter nenhuma. Como eu disse, a maior parte do meu jardim não foi comprada”.

Por isso, ela deixa dicas para quem deseja ter um jardim bonito ou até investir naquele gramado da casa alugada. “Um jardim bonito é aquele onde você se sente bem, onde tem as plantas que você gosta de cultivar. Por exemplo, eu sou apaixonada por coleus e plantas com pigmentos avermelhados. Eu gosto de ver o colorido se misturando ao verde. Eu gosto de um jardim mais natural, orgânico e selvagem. Sem muitas divisórias, sem podas muito retas. Eu gosto de ver a natureza se desenvolver de forma fluida e desalinhada.  Mas quem gosta de rosas, deve cultivar rosas, quem gosta de ver geometria e pedras brancas, deve fazer assim. Gostoso é a liberdade”.

Já para quem não tem tempo para cuidar de jardim deve optar por espécies fáceis de cultivar, mais resistentes ao estresse hídrico e a pragas, como cactos e folhagens.

Quem não tem grana sempre pode conseguir uma mudinha com os amigos e vizinhos e estar atento às podas que as pessoas descartam na rua. E até pra adubação e controle de pragas existem soluções mais caseiras e econômicas. “Tem muito conteúdo sobre isso na Internet e no meu Instagram”.

Quem quiser acompanhar tudo sobre o jardim e as decorações de Stephani, basta segui-la no Instagram.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias