ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Além de sala de cinema, antigo Cine Campo Grande terá teatro, café e galeria

Paula Maciulevicius | 03/02/2015 06:34
Coberto por tapumes grafitados, Sesc Cultura começa obra no segundo semestre. (Foto: Marcos Ermínioo)
Coberto por tapumes grafitados, Sesc Cultura começa obra no segundo semestre. (Foto: Marcos Ermínioo)

As obras devem começar no segundo semestre de 2015 e a previsão de término é só para o ano que vem, mas o Sesc Cultura promete ser um espaço de aplaudir de pé. Depois de efetivar a compra do Cine Campo Grande, na Rua 15 de Novembro, no Centro da cidade, o Sesc está na fase de aprovação de projeto junto à Prefeitura, para então ver a ideia tomar forma.

A proposta é de reunir teatro, cinema e artes num só espaço e de quebra, oferecer um café ao público. A diretora regional do Sesc, Regina Ferro, adianta que a intenção é de colocar um teatro "como nenhum outro em Campo Grande".

O projeto, do arquiteto Rubens Fernando de Camillo, vai trabalhar no terreno onde quase toda área é construída, pouco mais de 1,3 mil m². Atualmente com duas salas de cinema, a reforma vai transformar a sala da direita, com capacidade para 300 pessoas, em teatro com direito à caixa cênica. Segundo Regina, será a primeira da Capital, que permite a troca de cenários no palco entre um sobe e desce de estrutura.

Para galeria, Sesc já tem parte do acervo de Lídia Baís. (Foto: Marcos Ermínio)
Para galeria, Sesc já tem parte do acervo de Lídia Baís. (Foto: Marcos Ermínio)

Ainda conforme a diretora, na tentativa de deixar a sala de cinema com capacidade maior, o projeto vai trabalhar com camarotes para comportar mais público para filmes e até festivais de cinema.

"A missão do Sesc é de educar e dar qualidade à diversão", pontua Regina. Além do cinema e do teatro, uma galeria permanente vai contar a história das Artes de Campo Grande, com acervo que está, aos poucos, sendo adquirido pelo Sesc.

A coleção já conta com quadros de Lídia Baís e esculturas de Conceição dos Bugres, uma raridade hoje em dia. "O colecionador se dispôs a vender por conta da finalidade", explica. "Queremos contar o itinerário, como e quem passou, passou por ciclano, será uma galeria permanente", destaca a diretora.

Esculturas de Conceição dos Bugres também fará parte do itinerário das Artes. (Foto: Marcos Ermínio)
Esculturas de Conceição dos Bugres também fará parte do itinerário das Artes. (Foto: Marcos Ermínio)

As ideias estão no que Regina considera como 'fase embrionária', mas já são de tirar o chapéu. O prédio em si, de acordo com a diretora, é bom e não será derrubado, apenas vai sofrer uma grande intervenção.

Até que a obra comece, os tapumes que escondem o antigo Cine Campo Grande foram grafitados. "Já denuncia o que vai ser", comenta. A fachada será contemporânea para já passar de cara a imagem de um local moderno. "E que atenda às necessidades da categoria", completa Regina.

Junto ao projeto de reforma, o Sesc estuda com a Prefeitura o que se chama de "análise de vizinhança", na tentativa de negociar um estacionamento ao lado do Cine. "Nós queremos que os nossos clientes tenham conforto", assegura.

A obra conta com suporte de consultores do Sesc para seguir o mesmo padrão dos Sesc Cultura já existentes no País. Por enquanto, a imagem demonstra o que o público pode esperar da fachada. A placa de ACM, material revestido em alumínio, que aparece em azul será amarela.

O cinema do Sesc é conhecido no Brasil por divulgar produções cinematográficas consideradas alternativas. Como fomentador de cultura, o Sesc trabalha com o cinema voltado para a comunidade por meio de exibições de longas e curtas metragens com preços acessíveis ou gratuitos. Em São Paulo, por exemplo, além de exibir filmes, o Cine Sesc oferece cursos, mostras e exposições com preços de R$ 2,50 até R$ 10. 

Com fachada contemporânea, Sesc Cultura será espaço multiuso.
Com fachada contemporânea, Sesc Cultura será espaço multiuso.
Nos siga no Google Notícias