ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 25º

Artes

Aos 90 anos, José rompeu três décadas de pausa para publicar livro

Cofundador da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras foi o primeiro procurador-geral de MS

Por Aletheya Alves | 03/12/2023 07:55
José do Couto Vieira Pontes irá lançar seu novo livro aos 90 anos. (Foto: Arquivo pessoal)
José do Couto Vieira Pontes irá lançar seu novo livro aos 90 anos. (Foto: Arquivo pessoal)

Após uma pausa de 30 anos sem publicações, o cofundador da ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras), José do Couto Vieira Pontes decidiu chegar aos 90 anos lançando um romance histórico. Integrando a história de de MS, o escritor foi o primeiro procurador geral do Estado na época da divisão.

Intitulado “O Rio por Onde Veio Garcia”, o livro possui 10 capítulos e 160 páginas, tendo sido escrito a partir de levantamentos e estudos historiográficos de Pontes. Além de escritor, José é membro emérito e decano do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, possuindo também premiações literárias.

Sobre sua relação com a literatura, ele defende que os escritores escrevem para a eternidade, “dissecando a realidade de seu tempo e o seu lado oculto aos olhos simplesmente práticos. Num labor espiritual, eles traçam as veredas do mundo, inauguram novos tempos”.

Ainda sobre o tema, o escritor pontua que a literatura não possui fronteiras, “vence o tempo, até mesmo a morte”, diz.

Em relação ao novo livro, a obra é ambientada no início do século 16, durante o período das explorações marítimas feitas pelos portugueses.

“O enredo desta obra situa o preâmbulo do seu foco narrativo em Lisboa, onde – envolto em um veemente diálogo reflexivo, entre astrolábios, mapas, bússolas, sextantes, canetas e tintas, e embalado pelos ares do ‘fermoso Tejo’ e pelo eco dos canhões das naus lusitanas mar em fora – encontrava-se o lendário protagonista da história: o português Aleixo Garcia, nascido no Alentejo (1485) e falecido no Paraguai em 1525”, resume o escritor e colega de Pontes, Rubenio Marcelo.

Além do novo livro, o escritor também já publicou “Deste Lado do Horizonte”, “Jorge Luis Borges, a Erudição e os Espelhos”, “História da Literatura Sul-Mato-Grossense” e “Os Vinte Anos da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras”.

E, para quem se interessar, o livro será lançado nesta segunda-feira (4), no auditório da ASL, localizado na Rua 14 de Julho, 4653, São Francisco. O evento será gratuito e terá início às 19h30min.

Obra foi construída a partir de estudos históricos feitos pelo autor. (Foto: Divulgação)
Obra foi construída a partir de estudos históricos feitos pelo autor. (Foto: Divulgação)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B.

Nos siga no Google Notícias