ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Espetáculos gratuitos comemoram 40 anos de carreira de Edson Clair

Virtu(eu) e Deslimites tem entrada gratuita no Sesc Cultura a partir de hoje

Thaís Pimenta | 27/06/2018 08:41
Virtu(eu) reflete sobre a sociedade e o uso de dispositivos móveis. (Foto: Malcolm Carvalho)
Virtu(eu) reflete sobre a sociedade e o uso de dispositivos móveis. (Foto: Malcolm Carvalho)

Em comemoração aos 40 anos de dança, o diretor e coreógrafo, Edson Clair traz para o púbico, junto da programação do Teatro Sesc Prosa, os espetáculos "Vir(tu)eu", do grupo streetpop, e "Deslimites", do grupo Funk-se que serão encenados de 27 a 30 de junho, sempre às 20h, com entrada franca.

Ambos os espetáculos foram produzidos e concebidos pelo diretor que, com sua experiência e pesquisa, provocou os corpos de seus bailarinos para trabalhos distintos e que investigam universos distintos. Sobre a comemoração, Edson dispara: "A dança é minha bússola. Não sei o que seria de mim se não fosse ela".

De acordo com Edson, "Vir(tu)eu" é uma espécie de "selfie" da sociedade. "Somos nós mesmos, os bailarinos, e as pessoas em geral, tentando retratar como reagimos e que efeitos a tecnologia traz, como ela impacta nossas vidas".

Edson comemora 40 anos de dança. (Foto: Arquivo CG News)
Edson comemora 40 anos de dança. (Foto: Arquivo CG News)

O espetáculo foi contemplado com o Prêmio Célio Adolfo de Incentivo à Dança no ano de 2016, da Fundação de Cultura de MS, investiga as novas dinâmicas das relações humanas a partir da virtualidade, na contemporaneidade. Toda a criação contou com a produção, direção e provocação cênica de Edson Clair e a preparação corporal de Neide Garrido.

"A movimentação do espetáculo é baseada no nosso gestual do dia a dia. E tem uma ligação com a forma como lidamos com os smartphones e nossos aparelhos digitais". A intenção, no fim, é compreender essa massa de solitários formada por indivíduos que encaram as extensões do homem como partes de seus próprios corpos, como verdadeiros autômatos se fazendo valer das tecnologias para se expressar.

Deslimites trata de forma lúdica sobre a obra de Manoel de Barros. (Foto: Vaca Azul)
Deslimites trata de forma lúdica sobre a obra de Manoel de Barros. (Foto: Vaca Azul)

Já "Deslimites" aborda, de forma lúdica e artística, a obra de Manoel de Barros. Suas aventuras com a palavra poética, sua fuga da lógica e sua maneira torta de enxergar o mundo chamam a atenção daqueles que entram em contato com suas obras.

O espetáculo, do Grupo Funk-se, adentra o universo poético de Manoel de Barros e observa como seu trabalho incessante com os vocábulos, sua tentativa de alcançar a palavra nua, mais primitiva, contribui para a construção de uma movimentação que rompe com os padrões, que recusa regras e que ousa se desconstruir, se re-inventando.

"Ouniverso poético e criativo de Manoel de Barros é adentrado. Quis que o elenco se transformasse em meninos num quintal, o quintal de Manoel. E fui pro lúdico, pro lado fantástico da dança", finaliza.

Os ingressos devem ser retirados 30 minutos antes do início da apresentação. O Sesc Prosa fica na Rua Anhanduí, 200.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias